Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mau hálito


Pode chamar-lhe mau hálito ou halitose que tanto faz, é sempre uma situação desagradável e motivo de constrangimento. 
 
Além disso algumas pessoas com mau hálito não têm a mínima noção do problema. Por outro lado, curiosamente, existem pessoas que não têm estão firmemente convencidas que sim. 
 
Se o mau hálito é assunto que o preocupe, consulte o seu dentista, porque ele identificar-lhe-á a causa e, se é devido a uma condição oral, elaborará um plano de tratamento.
 
As principais causas do mau hálito são bactérias que residem na sua boca, especialmente na parte de trás da língua. Dentes e dentaduras que não são limpos adequadamente também podem abrigar bactérias causadoras de mau cheiro.
 
Alimentos
Alimentos que ficam entre os dentes, à volta das gengivas e na língua, também podem deixar um odor desagradável. 
 
Alguns alimentos, como o alho e a cebola, contribuem para o mau hálito porque contêm compostos causadores de odor que entram na corrente sanguínea, são transferidos para os pulmões, e depois exalados. Neste caso o mau hálito resultante nada tem a ver com os dentes.
 
Tabaco
Cigarros, charutos, cachimbos e tabaco sem fumo – causam mau hálito, manchas nos dentes e irritação nos tecidos, para além aumentar o risco de cancro, especialmente cancro do pulmão.
 
Dieta
Curiosamente, quem faz dieta também pode experimentar mau hálito na medida em que o corpo vai esgotando as reservas de gordura e de proteínas transformando-as em energia, libertando cetonas através da respiração.
 
Boca Seca
A boca seca é outra condição que pode causar mau hálito. A boca seca pode ocorrer quando o fluxo de saliva diminui, seja qual for o motivo. A boca seca também pode ocorrer em pessoas que continuamente respiram pela boca. 
 
Se tem a boca seca, consulte o seu dentista.
 
Finalmente e não menos importante, o mai hálito pode ter origem em algumas doenças das quais a doença periodontal é um exemplo. Em todo o caso, comece pelo dentista que este lhe despistará o problema e o encaminhará, se necessário, para outros profissionais de saúde.
 
(fonte: ADA / Bial - adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário