Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PREVENÇÃO DO ALCOOLISMO E DO TABAGISMO

Não há nenhum modo absoluto de se prevenir o alcoolismo. Porém, o forte apoio da família e as relações sólidas com pessoas que não bebem e os amigos, podem ajudar. De forma geral, para qualquer tipo de vício, o importante é nunca começar a utilizar a droga causadora da dependência em questão e, no caso do alcoolismo, esta afirmativa é muito mais importante para aqueles indivíduos que têm histórico de outros familiares portadores da doença, já que a questão da hereditariedade influi em uma maior facilidade em se adquirir o alcoolismo ou síndrome de dependência do álcool.
Como prevenir o uso abusivo de álcool por jovens em viagens escolares
     Em uma série de países, a formatura de conclusão do ensino médio é motivo de celebração. Por vezes, essa comemoração anda junto com o risco, especialmente se acompanhada de uso pesado de álcool. Os autores buscaram, a partir da experiência australiana, elaborar procedimentos para lidar com o problema.
     Primeiramente, deve-se fornecer informações sobre os riscos da embriaguez e sobre a legislação que aborda o uso e a venda de álcool para alunos e pais.
     Ademais, os alunos deverão ser municiados com documento contendo o código de conduta determinando os comportamentos esperados e aceitos.
     Vale salientar também que a presença de policiais nos locais de destino das viagens e a substituição da venda de garrafas de vidro contendo bebidas alcoólicas por latas e copos plásticos contribuem para segurança do evento.
     É de grande importância que haja restrição e proibição da entrada de bebidas nos locais de destino das viagens e que a venda de bebidas nos eventos seja cessada antes do fim das festas para que os jovens possam aguardar a remissão dos efeitos do álcool antes do retorno para seus aposentos. Ademais, também deve haver o envolvimento e treinamento dos funcionários dos bares para não servirem bebidas para menores de idade e para jovens embriagados.
     Vale destacar a importância dos alunos se engajarem em outras atividades durante o evento como, por exemplo, atividades esportivas e eventos musicais. Assim, os alunos ficarão ocupados com atividades prazerosas ao longo de grande parte do tempo, diminuindo, assim, o consumo abusivo do álcool.

PREVENÇÃO DO TABAGISMO
Pesquisas entre adolescentes no Brasil mostram que os principais fatores que favorecem o tabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda.
COMO PREVENIR
Na família, pelo exemplo. Na sociedade, pela educação, onde sejam demonstrados os males do vício e na religião, pelo respeito devido ao corpo e à vida.
Nosso organismo possui extraordinária capacidade de refazimento e de recuperação. Estima-se, contudo, que a eliminação dos agentes nocivos do fumo no corpo humano processa-se em período de tempo igual à duração do vício. Por exemplo: quem fuma há 10 anos, se deixar o vício, levará aproximadamente outros 1 0 anos para extirpar completamente do seu corpo os sintomas negativos do fumo.
COMO DEIXAR DE FUMAR
A melhor maneira é fazê-lo de uma só vez, com extraordinária força de vontade. Pegue seu maço de cigarros e jogue-o no lixo. É melhor passar alguns dias de angústia, mas reprimir definitivamente o desejo de fumar do que prolongar essa agonia indefinidamente até que um câncer pulmonar ou laríngeo faça-o por você.
Apesar de se falar muito sobre o fumo e o câncer de pulmão, o hábito de fumar também está associado a doenças do coração, à aterosclerose e à hipertensão arterial. Mulheres que fumam na gravidez prejudicam seus filhos, que nascem com baixo peso e maior risco de morte prematura.
                   O fumo não faz bem a ninguém, e todos os fumantes devem fazer todo esforço possível para parar de fumar, e proteger aqueles que não fumam. Na fumaça do cigarro existem cerca de 4700 substâncias tóxicas.
                   Algumas pessoas têm verdadeiro horror de experimentar parar de fumar. Com certeza, viverão, e muito melhor, sem o cigarro.
                   Os primeiros passos podem ser:
                  -    Pensar no assunto
                  -    Tomar a decisão de parar de fumar
                  -    Reduzir o número de cigarros de acordo com as possibilidades, ou terminar de uma vez
                  -    Não ficar com o maço de cigarros
                  -    Adquirir confiança de que é capaz
                  -    Sentir aos poucos os benefícios para a saúde e para o bolso
                   Proteger o ambiente e as pessoas que não fumam não é apenas recomendável, mas é lei. Assim, os "fumódromos" devem ser organizados nos locais de trabalho e nunca se deve fumar diante de uma criança, nem mesmo se estiver em casa.
                   Finalmente, devemos lembrar que o profissional de saúde é o principal interessado em promover saúde, participando de ações de controle do tabagismo dentro dos serviços de saúde, escolas, locais de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário