Do site: https://selecoes.ig.com.br/curiosidades/quando-sera-lancada-a-missao-artemis-ii-da-nasa-conheca-detalhes/
Quando será lançada a missão Artemis II, da Nasa? Conheça detalhes
Conheça detalhes sobre a missão Artemis II da Nasa, que promete enviar astronautas à lua ainda em 2026.

A Agência Espacial Norte-Americana prepara o lançamento da missão Artemis II em 2026, um dos eventos mais importantes da exploração espacial nas últimas décadas. A missão simboliza o retorno de astronautas à proximidade da Lua mais de 50 anos depois da última missão tripulada do programa Apollo, e vai incluir uma série de marcos históricos na história da corrida espacial.
Quando a missão vai acontecer?
A Artemis II está planejada para decolar entre fevereiro e abril de 2026, período em que a “janela de lançamento” estará aberta para que a espaçonave Orion e o foguete Space Launch System deixem a órbita terrestre rumo a um voo ao redor da Lua. A NASA ainda não fixou uma data exata, mas a meta oficial é que o lançamento ocorra até abril do próximo ano, com possibilidade de ser antecipado para início de fevereiro se todos os sistemas e a equipe estiverem prontos.
A missão deve durar cerca de 10 dias e não prevê um pouso na superfície lunar, mas sim um sobrevoo tripulado que levará a Orion à órbita lunar e de volta à Terra. Após a decolagem no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a nave deverá completar testes de sistemas em órbita terrestre nos primeiros dias antes de iniciar a chamada “injeção translunar”, que a colocará na trajetória ao redor da Lua. Ao alcançar o ponto mais distante, a viagem levará a cápsula a mais de 370 mil quilômetros da Terra, próximo do lado oculto do satélite natural.
Essa trajetória inclui a utilização de um padrão gravitacional conhecido como “livre retorno”, que aproveita a força gravitacional da Lua e da Terra para permitir que a Orion retorne ao planeta sem a necessidade de grande consumo de combustível. A reentrada de volta à atmosfera culminará com a amerissagem no Oceano Pacífico, próxima à costa da Califórnia, onde equipes da NASA e do Departamento de Defesa resgatarão os astronautas.
A missão da NASA está atraindo atenção global não apenas pelo retorno à Lua após cinco décadas, mas também por representar um avanço na exploração espacial humana e por possuir tripulação mais diversa, com um astronauta negro e a primeira mulher a integrar uma equipe para uma missão desse estirpe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário