Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Google propõe dispositivo USB para substituir uso de senhas

Do site: http://tecnologia.terra.com.br/internet/google-propoe-dispositivo-usb-para-substituir-uso-de-senhas,4a6b4a1e5695c310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

YubiKey é a alternativa proposta pelo Google ao uso de senhas Foto: Google / Divulgação

Dois especialistas em segurança do Google delinearam um futuro em que a principal maneira de garantir que somos quem dizemos ser online será a posse de um gadget que poderá substituir a necessidade do uso de senhas. Em uma pesquisa, eles afirmaram que esse tipo de proteção é cada vez mais insegura e pouco prática na internet. A solução proposta por eles é um produto semelhante a um pendrive que poderá ser embutido em smartphones e até joias. As informações são do The Telegraph.
Para proteger os dados dos usuários, serviços online recomendam - ou até exigem - das pessoas que utilizem senhas maiores, com variedade de caracteres e difíceis de serem adivinhadas, o que também dificulta que elas sejam lembradas. É recomendado, ainda, que a mesma senha não seja aproveitada em diferentes serviços, para diminuir o impacto no caso de roubo de dados. Os especialistas sugerem que novidades devam ser apresentadas para aumentar a segurança online.
"Assim como muitos na indústria, sentimos que senhas e fichas simples, como cookies, não são suficientes para manter os usuários seguros", afirmaram o vice-presidente de segurança do Google, Eric Groose, e o engenheiro Mayank Upadhyay, em um artigo que será publicado em uma revista especializada. "Gostaríamos que o seu smartphone ou seu anel com um cartão inteligente autorizasse um computador a permitir seu acesso através de um simples toque, até mesmo em uma situação em que o telefone esteja sem conexão."
Os especialistas afirmaram que estão testando um YubiKey, pequeno dispositivo USB que implementa um tipo de criptografia altamente segura para se logar em serviços do Google em substituição às senhas. No futuro, eles esperam que tecnologias semelhantes de autenticação funcionam sem fio e em todas as contas online de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário