Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Google pode lançar versão paga de buscador alimentado por Inteligência Artificial

 Do site: https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n219692/google-buscador-pago-ia-recursos-premium-.html

Atualmente, os engenheiros da gigante das buscas já estão trabalhando no mecanismo de "paywall" para cobrar por esse acesso ao "buscador avançado com IA". Já aqueles usuários que optarem por não pagar, devem continuar usando o Google tradicional.

Nesse caso, o buscador gratuito também deve continuar exibindo publicidade entre os resultados da pesquisa, algo que não deve acontecer no mecanismo "premium".

Imagem/reprodução: o Google pode mudar o seu modelo de negócios para exigir que os usuários paguem para ter acesso ao buscador alimentado por IA.


O Google pode estar considerando lançar uma versão paga do seu buscador alimentado por Inteligência Artificial. Segundo o Financial Times, essa mudança para um modelo de "assinatura premium" pode representar uma alteração brusca nos negócios da empresa.

Além do buscador, o Google também deve inserir essa busca alimentada por IA no Gmail e Docs para aqueles usuários que pagam a assinatura One.

Para muitos analistas consultados pelo FT, o Google precisa de muito mais recursos de infraestrutura para fazer com que o Gemini funcione. Por isso, o modelo de negócios baseado apenas em publicidade pode não ser o suficiente para manter o caixa da empresa "no azul".

No entanto, também há um sério risco para o Google nessa nova "jogada". Isso porque, caso a IA gere respostas muito completas, os usuários não vão mais consultar os sites e isso pode diminuir a receita de publicidade do próprio Google, uma vez que a empresa costuma gerir os anúncios na web com o Google Ads.

 

Muitos editores também temem que a IA comece a extrair informações dos seus sites, algo que acaba desestimulando a visita de usuários e reduzindo receitas.


Comentando o assunto, o Google negou que esteja considerando lançar o buscador premium.

 

Não estamos trabalhando ou considerando uma experiência de pesquisa sem anúncios. Como já fizemos muitas vezes antes, continuamos a construir novos recursos e serviços premium para aprimorar nossas ofertas de assinatura em todo o Google.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário