Total de visualizações de página

sábado, 3 de fevereiro de 2024

CONHEÇA O SENTIDO DE 8 NOMES POPULARES DOS ANOS 1980

 Do site: https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/128756-conheca-o-sentido-de-8-nomes-populares-dos-anos-1980.htm

revival dos anos 1980 está sempre retornando quando menos se espera. Essa foi uma época de modas duvidosas, como roupas fosforescentes, as leggings, a febre da lambada e a maquiagem exagerada. 

Quem cresceu nessa época sabe bem que alguns nomes se repetiam muito entre as crianças (aparentemente, faltava criatividade entre os pais). Confira a seguir alguns dos nomes próprios mais comuns e o que eles significavam.

1. Ana

(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages

O nome Ana era muito popular entre as meninas, e muitas vezes aparecia de forma composta, como Ana Paula, Ana Carolina, etc. A palavra vem do hebraico Hannah, e significa "graciosa" ou "cheia de graça".

2. Juliana

(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages

Já Juliana vem do latim, e quer dizer "jovem", "aquela que tem os cabelos negros" ou "filha de Júpiter".

Na verdade, o nome deriva do masculino Juliano, que, por sua vez, deriva de Júlio. Júlio, aliás, quer dizer "barba rala". Já a conexão com Júpiter vem da cultura romana e faz referência ao deus que comanda o céu e o trovão.

3. Rafael

(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages

Também muito comum era o nome masculino Rafael (que sempre ganhava o apelido de Rafa, claro). Rafael tem um sentido religioso: significa “Deus curou” ou “curado por Deus”.

O nome vem do hebraico Rephael, que reúne dois termos: Repha, que significa “curou”, e El, que quer dizer “Deus”. Na Bíblia, o arcanjo Rafael aparece como o personagem que anuncia o fim dos tempos.

4. Guilherme

(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages

Guilherme é um nome de origem germânica, que vem do original Willahelm. O termo é composto pelos elementos willio (determinação, vontade) e helm (proteção, capacete). O nome ganhou mais popularidade por conta de sua associação com o líder militar Guilherme, o Conquistador, o primeiro rei normando da Inglaterra, em 1066.

Além do Brasil, o nome também é bastante popular na Inglaterra, na sua versão britânica, William.

5. Patrícia

(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages

Patrícia também se tornou muito comum, e o significado do nome, que tem origem latina, é bem ilustrativo: ele significa “nobre” ou “compatriota”. Ele deriva do latino Patricius, nome que era dado aos nobres da Roma antiga.

Há até uma conexão possível com o sentido pejorativo que ganhou no Brasil: Patricinha virou um sinônimo de menina rica e mimada (o equivalente masculino era Mauricinho).

6. Rodrigo

aFonte: GettyImages

Se você cresceu nos anos 1980, provavelmente teve vários colegas de escola chamados Rodrigo, não é mesmo? Pois saiba que esse nome tem origem germânica e significa "poderosamente famoso", "famoso pela sua glória" ou "governante poderoso". O nome vem do germânico antigo Hrodric, palavra que junta os elementos hruot, que significa “fama”, e rik, que significa "governante".

Aqui no Brasil, houve uma época em que se tornou incrivelmente popular principalmente por conta do personagem Rodrigo Cambará, do romance Um certo capitão Rodrigo, lançado por Érico Veríssimo em 1970.

7. Vanessa

(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages

Vanessa tem uma curiosidade: este é um nome criado pelo escritor irlandês Jonathan Swift em sua obra Cadenus e Vanessa, de 1726. Ele significa "a beleza das borboletas" e teria um sentido ligado à transformação e à renovação.

A lenda conta que o termo Vanessa teria sido criado por Swift como um anagrama do nome de sua amiga Esther Vanhomrigh. Vanessa também foi usado pelo entomólogo dinamarquês Johan Christian Fabricius para dar nome a um gênero de borboletas descoberto em 1807.

8. Marcelo

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Marcelo é um nome de origem latina, cujo significado é "jovem guerreiro" ou "pequeno martelo". É um nome masculino comum em várias partes do mundo, e designa personagens históricos, como dois imperadores romanos: Marcelo I e Marcelo II.


Nenhum comentário:

Postar um comentário