Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2022

6 fatos INCRÍVEIS sobre a história da internet: você provavelmente NÃO sabe disso!

 Site: https://pronatec.pro.br/6-fatos-incriveis-sobre-a-historia-da-internet/

Hoje em dia, a internet é parte essencial na vida de inúmeras pessoas. Desde sua criação, ela modificou as relações sociais, a maneira como consumimos conteúdo e o mercado da tecnologia. A internet, para quem não sabe, foi criada em 1969. Na época, ela ganhou o nome de “Arpanet”, e tinha como principal função interligar laboratórios de pesquisa nos Estados Unidos. Sendo assim, quais são os fatos mais incríveis sobre a internet?    

Você sabia que, atualmente, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso garantido à internet? No Brasil, existem diversos “desertos digitais”. Ou seja: áreas em que as conexões de internet são lentas, difíceis ou até mesmo inexistentes. A pandemia de Covid-19 acelerou o acesso às conexões de banda larga, mas o país ainda precisa fazer um grande investimento para acelerar a inclusão digital da população. Veja abaixo 6 fatos incríveis sobre a internet!

Fatos incríveis sobre a internet – Qual foi o primeiro item vendido online?

Muita gente não sabe, mas a primeira venda realizada através da internet foi de maconha! De acordo com o jornalista britânico Jamie Bartlett, autor do livro “The Dark Net: Inside the Digital Underworld”, a erva foi negociada pela internet, mas a transação foi feita pessoalmente. O primeiro item vendido exclusivamente pela internet, por outro lado, foi uma cópia do CD “Ten Summoner’s Tale”, do cantor Sting. A venda ocorreu em 1994.


Qual foi a função da primeira webcam?

Durante a pandemia de Covid-19, muita gente descobriu o papel essencial das webcams. Afinal de contas, muitos serviços passaram a ser realizados pela internet. Curiosamente, a primeira webcam da história foi criada com uma finalidade inusitada: vigiar um bule de café. A câmera foi criada por cientistas da Universidade de Cambridge, que desenvolveram um modelo especial (com captura de três imagens por minuto) para verificar se o bule estava cheio ou vazio.


O Spam tem mais de 40 anos de história

As mensagens de spam deixam muita gente morrendo de raiva! Você, provavelmente, já teve que limpar sua caixa de e-mail após receber inúmeras propagandas digitais. Embora seja intimamente associado ao capitalismo tardio, o spam não é uma novidade. Na verdade, a primeira mensagem em massa foi enviada em 1978, há 44 anos atrás. A mensagem em questão foi criada para divulgar o AARPANET, um novo modelo de computador. Aproximadamente 400 pessoas receberam o correio eletrônico.

Fatos sobre a internet – Amazon já teve nome diferente

Hoje em dia, a Amazon é a maior empresa de vendas do mundo. Seu criador, Jeff Bezos, acumula uma fortuna de mais de 141 bilhões de dólares. A companhia foi criada em 1994. Originalmente, ela foi batizada de “Cadabra. Inc”. Com o nome, o objetivo de Bezos era referenciar a palavra mágica “Abracadabra”. Porém, devido à semelhança da palavra com o termo “cadáver”, o empresário mudou o nome para Amazon.

Qual foi o primeiro navegador da internet?

Hoje em dia, o navegador de internet mais popular do mundo é o Google Chrome. Anteriormente, plataformas como Mozilla e Internet Explorer também faziam sucesso. Mas afinal: qual foi o primeiro navegador da história da rede mundial de computadores? Trata-se do WorldWideWeb, criado em 1990 pelo cientista britânico Tim Berners-Lee. O navegador tinha apenas algumas ferramentas, mas foi essencial para os primeiros passos da popularização da internet.

Veja também:  CUIDADO: Vírus está pegando dados de cartões para fazer compras em nome do usuário

Antigamente, internautas podiam registrar sites de graça

Atualmente, para a criação de um site na internet, o registro do domínio é essencial. Na maioria das vezes, esse registro é pago. Mas nos primeiros anos da internet, era possível criar sites de maneira gratuita, sem pagar pelo registro do domínio. Até 1995, qualquer pessoa podia inaugurar um domínio sem gastar nada. Porém, a partir deste ano, as empresas passaram a cobrar pelo registro dos sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário