Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mitos sobre corridas: antepé, descalço e outros


Mitos sobre corridas: antepé, descalço e outros
Eis um tema de debate interminável entre os corredores: existe uma melhor maneira de correr, de forma que você gaste menos energia e corra mais rápido? E correr descalço ou com calçados minimalistas ajuda na corrida?
A maior parte da pesquisa científica é simplesmente inadequada para responder a essas perguntas, disse Iain Hunter, pesquisador de biomecânica da Universidade Brigham Young. Alguns estudos têm indicado que os corredores mais rápidos de distância média – aqueles que correm entre meia milha e uma milha – aterrissam com a parte média ou dianteira do pé. Mas para esses corredores, a economia – utilizar a menor quantidade de energia – não é problema, porque a corrida é muito curta.
Quando as pessoas correm em sprint ou correm muito rápido em curtas distâncias, elas naturalmente mudam a passada, aterrissando com a parte mais dianteira do pé. Mas isso não significa que esse é o melhor caminho para distâncias mais longas.
No primeiro semestre deste ano, Hunter viu uma oportunidade de obter alguns dados com corredores de elite de longa distância para determinar se existe um estilo particular que os favorece. Será que eles aterrissam no chão com o calcanhar, com a parte média ou com o antepé?


Por Gina Kolata- The New York Times News Service/Syndicate
Do site: http://nytsyn.br.msn.com/cienciaetecnologia/mitos-sobre-corridas-antep%c3%a9-descal%c3%a7o-e-outros-2 


Nenhum comentário:

Postar um comentário