Você já reparou que a maioria dos aviões é pintada de branco? É claro que existem aeronaves de outras cores, mas, a verdade é que se você der uma passeada por um aeroporto qualquer vai constatar que a cor que predomina é a branca mesmo. E você sabe o motivo disso? Pois não se trata de uma padronização da aeronáutica — nem de uma “Mega” promoção na loja de tintas!
Não é oferta
Quem averiguou a razão — ou razões! — de a maioria das aeronaves ser branca foi Adrielle Berger, do site Business Insider, que conversou com R. John Hansman, professor de Aeronáutica e Astronáutica do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Aviões estacionadosExiste uma explicação (Pexels)
Segundo Hansman, o principal motivo de o branco ser o tom prioritário é o fato de essa cor refletir melhor a luz do sol e a radiação enquanto os aviões se encontram em voo. Na realidade, o mesmo princípio se aplica a todas as cores clarinhas, e seu emprego ajuda a manter a temperatura da cabine mais fresca.
Conforme explicou o professor, a aplicação de tons claros sobre a fuselagem funciona mais ou menos como aplicar protetor solar sobre a pele. Ademais, lembre-se do que acontece em dias quentes e de muito sol e decidimos usar roupas pretas ou de cores escuras: as peças absorvem o calor muito mais rapidamente e a gente quase morre assado!
Motivos financeiros e técnicos (Progressive Automations)
Pois com os aviões acontece a mesma coisa e a aplicação das cores mais claras se traduz em menos riscos de superaquecimento de dispositivos e instrumentos e redução nos custos para refrigerar as aeronaves. De acordo com Hansman, as partes que mais precisam ser protegidas do calor e da radiação são aquelas feitas de materiais como fibra de carbono, fibra de vidro, plástico e outras mesclas.
Uma dessas partes costuma ser o “nariz” do avião que, geralmente, é onde é posicionado o radar da aeronave — e, portanto, essa região precisa ser feita de um material que permita que o equipamento faça seu trabalho. Além disso, nos aviões mais modernos, as superfícies de controle são compostas por materiais que consistem em misturas de plásticos e fibras, e é por isso que essas áreas geralmente são pintadas de branco ou cinza clarinho, por exemplo.
Colorindo o céu
Além da questão relacionada com a proteção contra a radiação e redução de custos para evitar que as aeronaves superaqueçam durante o voo, existe mais um motivo de muitas companhias optarem por pintar suas frotas com cores claras. A exposição à luz solar provoca a oxidação da tinta e, com o tempo, ela começa a desbotar — o que significa que, para manter as cores sempre vivas, as empresas aéreas têm que ficar “retocando” seus aviões. E você tem ideia de quantos litros de tinta são necessários para pintar um avião inteiro? Muitos!
Peladão assim mesmo (Flying Magazine)
Hansman contou que, no passado, várias companhias simplesmente preferiam não pintar as aeronaves e pronto — deixando a superfície metálica da fuselagem à mostra e pronto. Só que, com o tempo, os aviões começavam a ficar com aparência embaçada, e as empresas gastavam uma grana para ficar mandando polir as frotas. Sendo assim, a melhor alternativa (e o melhor custo-benefício) é pintar as aeronaves de branco ou cores claras.
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