Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Apple Intelligence no iOS 26: testamos e contamos todas as impressões

Do site: https://www.techtudo.com.br/listas/2025/10/apple-intelligence-no-ios-26-testamos-e-contamos-todas-as-impressoes-edapps.ghtml

IA da Apple trouxe recursos interessantes, como a integração com o ChatGPT e Ferramentas de Escrita; em outros quesitos, contudo, ela ainda precisa melhorar; saiba tudo

Com a atualização para o iOS 26, a Apple apresentou aos usuários a Apple Intelligence, seu novo conjunto de ferramentas de inteligência artificial que promete mudar como o iPhone é usado no dia a dia. Integrada diretamente ao sistema, a tecnologia vai além de um assistente virtual e aparece em diferentes aplicativos nativos, como Mail, Notas, Mensagens e Fotos. Com ela, é possível organizar melhor as notificações, transcrever reuniões em texto, criar imagens personalizadas e até receber ajuda para redigir e-mails em diferentes tons.

O recurso se diferencia por funcionar de forma discreta e natural, sem exigir apps extras, ampliando as possibilidades de quem já utiliza o ecossistema da Maçã. Embora ainda tenha limitações, como suporte restrito a idiomas e ferramentas de edição de imagem que precisam ser aprimoradas, a novidade marca um passo importante na estratégia da Apple em usar inteligência artificial em seus dispositivos. Nas linhas a seguir, saiba mais sobre a novidade e confira seus pontos positivos e negativos.

O que é a Apple Intelligence?

Apple Intelligence é um conjunto de ferramentas de inteligência artificial desenvolvido pela Apple e integrado ao iOS 26. Diferente de assistentes que funcionam somente como aplicativos independentes, a tecnologia está “embutida” no sistema operacional da Maçã e promete tornar o uso do iPhone mais prático no dia a dia. A proposta é que o recurso ajude, por exemplo, em tarefas de escrita, organização de e-mails, criação de imagens personalizadas e até na priorização de notificações. O foco está em entregar funções úteis que se encaixem naturalmente no fluxo de uso usuário, dispensando a necessidade de baixar softwares extras.

Funções da Apple Intelligence

• Integração com o ChatGPT

Um recurso que chama bastante atenção na Apple Intelligence é a parceria com o ChatGPT. A funcionalidade aparece integrada ao sistema, permitindo que o usuário faça perguntas, solicite explicações, peça conselhos, crie imagens, e faça outras tarefas diretamente pelo iPhone. A vantagem é que não é necessário abrir o aplicativo da OpenAI separadamente: o suporte já está embutido em plataformas como o Safari e o Mail. Também é possível fazer o uso integradamente à Siri, solicitando que a assistente virtual peça respostas ao chatbot. Na parte visual, a IA pode ser combinada ao Controle de Câmera, permitindo a identificação dos lugares e objetos que estejam ao redor.

ChatGPT está integrado à Apple Intelligence — Foto: Divulgação/Apple
ChatGPT está integrado à Apple Intelligence — Foto: Divulgação/Apple

Ferramentas de Escrita (Writing Tools)

As Ferramentas de Escrita ajudam os usuários na produção de textos em diversos apps nativos, como Notas, Pages, Mensagens e Mail e em aplicativos de terceiros. Assim, é possível escolher o tom da escrita - profissional, informal ou conciso - fazer revisões ou até mesmo reescrever trechos. Dessa maneira, o recurso é útil em variadas situações do cotidiano, como escrever um e-mail em uma linguagem específica, simplificar uma mensagem extensa ou gerar uma lista direta a partir de uma nota longa.

Com as Ferramentas de Escrita da Apple, é possível escolher o tom da escrita, fazer revisões ou até mesmo reescrever trechos — Foto: Divulgação/Apple
Com as Ferramentas de Escrita da Apple, é possível escolher o tom da escrita, fazer revisões ou até mesmo reescrever trechos — Foto: Divulgação/Apple

• Transcrições e Resumos de Áudio

Gravações feitas no iPhone podem ser transformadas em texto com somente um toque, graças à Apple Intelligence. Além disso, a IA da Maçã gera resumos automáticos, destacando os pontos principais de uma conversa ou reunião, por exemplo. Essa função é especialmente útil para quem participa de muitas conferências, aulas e palestras, por exemplo, garantindo que os pontos principais não se percam.

 Criação de Genmoji e Image Playground

Outro destaque da Apple Intelligence é a parte criativa. O Genmoji permite criar emojis personalizados a partir de descrições fornecidas pelo usuário ou fotos existentes, proporcionando mais expressão na hora de se comunicar – se o resultado for aprovado, é possível até mesmo adicioná-lo ao teclado. Já o Image Playground, a partir da integração com o ChatGPT, possibilita gerar imagens exclusivas em diferentes estilos, como desenhos ou pintura a óleo, sem depender de outros aplicativos. Tudo isso é feito de forma simples, usando a IA generativa da Apple. Além de gerar fotos por meio de comandos dos usuários, a função ainda dá sugestões de imagens, que funcionam como pop-ups na tela.

Genmoji e Apple Playground estão ligados à parte criativa da Apple Intelligence — Foto: Victor Bastos/TechTudo
Genmoji e Apple Playground estão ligados à parte criativa da Apple Intelligence — Foto: Victor Bastos/TechTudo

• Notificações Prioritárias e Resumos Inteligentes no Mail

Com a Apple Intelligence, as notificações passam a ser filtradas de acordo com sua relevância, dando foco ao que realmente importa e fazendo com que o usuário se sinta menos sobrecarregado. Mensagens importantes ganham prioridade, enquanto alertas menos urgentes ficam em segundo plano. Além disso, no Mail, a IA consegue gerar resumos, ajudando a visualizar rapidamente os conteúdos sem precisar ler cada mensagem por completo – o que pode ser de grande ajuda em meio à correria da rotina.

ontos positivos da Apple Intelligence

• Integração total com o iOS

Uma das principais vantagens da Apple Intelligence é a integração total com o sistema operacional da Apple. Por estar “embutida” em apps como Mail, Notas, Fotos, Mensagens e Safari, a IA funciona de maneira fluida e natural, sem exigir a instalação de softwares adicionais. Isso significa que tarefas do dia a dia, como organizar e-mails, revisar textos ou criar conteúdo visual, podem ser feitas de forma rápida e prática. Além disso, essa integração garante que os dados fiquem protegidos no ecossistema da Apple – mesmo no uso de ferramentas aliadas ao ChatGPT.

• Suporte para escrita

A Apple Intelligence oferece ferramentas que ajudam o usuário a escrever melhor e de forma mais eficiente. Como citado anteriormente, ela consegue revisar textos, sugerir melhorias, alterar o tom e até reformular mensagens de acordo com diferentes contextos. O resultado disso é a economia de tempo e a redução de falhas na comunicação, um grande ponto positivo trazido pela IA da Maçã.

• Recursos criativos

O Genmoji e o Image Playground adicionam uma camada criativa ao iPhone. As duas ferramentas expandem as possibilidades de expressão pessoal e profissional dos usuários, sem depender de apps de terceiros, o que pode ser muito prático e interessante. Vale citar, contudo, que embora essas novas possibilidades sejam um excelente prenúncio para a Apple, elas ainda podem (e devem) ser aperfeiçoadas, principalmente no que se refere a gerar imagens.

• Produtividade e organização no dia a dia

A Apple Intelligence apresenta diferentes funcionalidades que têm foco em organização e produtividade. A função de transcrição e resumo de áudios, por exemplo, transforma gravações em textos claros, destacando os pontos principais e permitindo que o usuário revise rapidamente as informações sem precisar ouvir o conteúdo. Ao mesmo tempo, a IA da Maçã gerencia notificações e e-mails, priorizando mensagens importantes e resumindo conteúdos longos. Combinadas, todas essas funções conseguem facilitar a vida dos usuários - principalmente aqueles que têm uma rotina muito corrida.

Pontos negativos da Apple Intelligence

• Problemas na edição de imagens

Apesar das novidades visuais, a ferramenta de edição de fotos da Apple ainda apresenta limitações. Em algumas criações, por exemplo, as mudanças não ficam tão naturais e a remoção de objetos pode deixar marcas visíveis. Isso mostra que, embora promissora, a parte de edição de imagens ainda precisa evoluir para competir com apps especializados.

• Falta de suporte para alguns idiomas

Um ponto que também pode frustrar usuários é a limitação de idiomas. Muitos recursos estão disponíveis apenas em inglês, o que restringe bastante a experiência para quem utiliza o iPhone em português. A tendência é que o suporte seja ampliado no futuro, mas até o momento essa barreira impede que alguns usuários aproveitem a Apple Intelligence plenamente.

• Poucas melhorias na Siri

A Siri, que poderia ser uma grande beneficiada com a chegada da IA da Apple, recebeu menos avanços do que se esperava. Embora a Apple Intelligence traga novos recursos, a assistente continua limitada em comparação a concorrentes, como o Google Assistente. A sensação é de que a assistente da Apple ainda não acompanha o ritmo das outras inovações do iOS 26.

Em quais iPhones a Apple Intelligence está disponível?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário