Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

15 coisas bizarras que acontecem em aviões e você nem faz ideia

 Do site: https://www.megacurioso.com.br/aeronaves/42687-15-coisas-bizarras-que-acontecem-em-avioes-e-voce-nem-faz-ideia.htm


Se você tem medinho de viajar de avião e é do tipo que prefere tomar um remédio para dormir a encontrar nuvens quando olha pela janela, desculpe, mas nós vamos deixar você com mais receio ainda. Todo mundo sabe que é mais seguro viajar de avião do que de carro ou ônibus, por exemplo, e que, por mais que acidentes aéreos também aconteçam, eles são mais raros. Mas mesmo assim, só de imaginar aquela aeronave gigante e pesada flutuando, já dá um frio na barriga.

Huffington Post publicou uma lista de segredinhos a respeito de algumas companhias aéreas e nós vamos compartilhá-los com você agora. Confira alguns deles e a seguir e depois nos conte o que achou dessas informações:

1 – Quando as luzes se apagam

 />Fonte da imagem: Reprodução/bigappleblonde

Nessa hora você pensa que a iluminação diminuiu para que todo mundo pudesse tirar um cochilo, certo? Errado! Luzes apagadas, em aviões, significam preparo para evacuação, e não para dormir.

Parece que quando um avião vai pousar à noite, as luzes interiores se apagam, sim, mas isso é para preparar a tripulação caso exista uma necessidade de evacuar da aeronave. A lógica é que os olhos estarão acostumados com o escuro, então será mais fácil se ajustar à escuridão do lado de fora do avião.

2 – Você pode destravar a porta do banheiro pelo lado de fora

Geralmente há um mecanismo de segurança, atrás do sinal de “proibido fumar”, na porta, que permite destrancar o banheiro pelo lado de fora. Logicamente, isso existe para casos de emergência, não para brincadeirinhas.

3 – O ar que você respira

É proveniente do ar comprimido retirado dos motores da aeronave. Entre 25 e 50% desse ar vai para a cabine de comando, o resto, para os passageiros. O ar sai do avião por um pequeno buraco atrás da fuselagem.

4 – Sujinho

 />Fonte da imagem: Reprodução/thesocialcrat

Se você é um pouco neurótico a respeito de limpeza, já deve ter imaginado se os cobertores que você recebe são limpos. Na verdade, não são. Um depoimento de um comissário de bordo da Southwest Airlines afirmou que tanto cobertores quanto travesseiros são simplesmente empacotados novamente e distribuídos junto aos assentos.

Mais um detalhe: a mesinha dobrável à sua frente é utilizada por muitas mamães como apoio para trocar as fraldas de seus bebês. “Eu já vi mais fraldas sujas nessa mesa do que comida”, afirma o comissário. Além disso, parece que nem sempre essas bandejas são higienizadas.

5 – O capitão pode dar voz de prisão aos passageiros

Quando o avião está nos ares e ninguém entra, ninguém sai, o piloto se torna a autoridade máxima. Ele é permitido, por exemplo, a dar voz de prisão, prescrever multas e até atender aos últimos pedidos de algum paciente que esteja morrendo, como fazer um “testamento”.

6 – Você pode ir para a primeira classe

Qualquer passageiro, depois da decolagem do avião, pode ser transferido para a primeira classe, embora isso não aconteça com muita frequência, principalmente porque, para fazer isso, é preciso preencher um formulário muito extenso. Além de tudo, mudar uma pessoa para a primeira classe significa que ela vai precisar comer alimentos oferecidos nessa ala também – e nem sempre refeições extras estão disponíveis.

Quem consegue ir para a primeira classe? Geralmente pessoas grávidas, simpáticas, bem vestidas, atraentes ou que conheçam algum comissário.

7 – Pilotos dormem?

 width=Fonte da imagem: Reprodução/huffingtonpost

Entre 43 e 54% dos pilotos do Reino Unido, da Noruega e da Suécia admitem dormir enquanto pilotam uma aeronave cheia de passageiros.


8 – Colete salva-vidas

Esse é um item comumente roubado por passageiros, por mais estranho que pareça. Ao que tudo indica, a galera retira os coletes situados entre os bancos para levá-los como souvenirs. A ideia, porém, não é nada bacana e, se você for flagrado fazendo isso, vai ser punido. O motivo é lógico: aviões podem fazer várias viagens por dia e, evidentemente, os itens de segurança precisam estar em cada voo. Esqueça, portanto, o colete. Compre um chaveiro baratinho e pronto.

9 – E se a porta do avião se abrir?

Não se preocupe! Há alguns puxadores do lado de fora para a tripulação (tentar) se segurar. Quando você entrar em um avião de novo, repare que ao lado da porta, do lado de dentro, há puxadores. Eles estão ali porque toda forma de proteção é válida e, em uma emergência que abra as portas do avião, uma coisa é certa: você vai precisar se segurar.

10 – Se não é um copo o que você quer

Você pode pedir uma lata inteira de refrigerante, sem problema. Se a sede for muita, simplesmente solicite uma lata cheia e pronto. Problema resolvido. É direito seu e, aparentemente, os comissários não acham ruim quando isso acontece.

11 – Aquelas máscaras

Quando as máscaras de oxigênio caírem, você vai ter apenas 15 minutos de oxigênio. Mas, calma, isso é mais do que o tempo necessário para que o piloto leve a aeronave para uma altitude mais baixa e todo mundo consiga respirar normalmente. Sem crise.

12 – O jantar

Um comissário anônimo revelou que muitos funcionários demoram a distribuir os jantares, na esperança de que os passageiros peguem no sono e eles tenham menos trabalho a fazer. Será?


13 – Água de avião

 />Fonte da imagem: Reprodução/martyonwestjet

Se a água não vier em uma garrafa, não a beba. Ao que tudo indica, a água utilizada nos vasos sanitários e a “potável” podem até não ser a mesma, mas ficam reservadas em locais próximos e muitas vezes são verificadas pelo mesmo funcionário.

14 – O pagamento dos funcionários

Em algumas companhias aéreas, é comum que pilotos, comandantes e comissários recebam seus pagamentos apenas depois que a aeronave pousa em seu destino.

15 – As refeições de quem está no comando

Dois pilotos recebem dois tipos diferentes de alimentos e não estão autorizados a dividir o que comem. Isso é feito caso algum dos alimentos esteja estragado, aí só um deles vai passar mal.

***

Logicamente, as informações acima não dizem respeito aos padrões de todas as companhias aéreas. Elas foram coletadas pelo Huffington Post e dizem respeito a empresas internacionais. 

Os voos estão realmente ficando mais longos?

 Do site: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/os-voos-estao-realmente-ficando-mais-longos

Se você já se pegou pensando “parece que meu voo demora mais do que eu lembro”, saiba que não é coisa da sua cabeça. Os voos realmente estão ficando mais longos, e isso não tem nada a ver com os aviões serem mais lentos.

Na verdade, é tudo uma questão de estratégia das companhias aéreas para garantir que você chegue ao destino sem sentir tanto os perrengues da aviação moderna. Curioso? Vamos explicar tudo direitinho.

O truque do “preenchimento”

As companhias aéreas adicionam minutos extras para evitar atrasos aparentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
As companhias aéreas adicionam minutos extras para evitar atrasos aparentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Você já marcou um encontro com aquele amigo que está sempre atrasado e deu o horário meia hora antes só pra ele chegar na hora certa? Pois é exatamente isso que as companhias aéreas estão fazendo.

Essa prática, chamada de "preenchimento", adiciona alguns minutos extras ao tempo estimado dos voos. E o motivo é bem simples: para que você chegue no horário prometido ou até antes, mesmo com imprevistos no meio do caminho.

Isso ajuda a melhorar as estatísticas de pontualidade e a evitar passageiros irritados. Afinal, ninguém quer ficar reclamando que o voo atrasou, não é? Além disso, esses números bonitos rendem prêmios e elogios para as companhias, então todo mundo sai ganhando.

Céus mais movimentados e desafios sazonais

Durante o inverno, fatores como degelo e tempestades complicam os horários. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Durante o inverno, fatores como degelo e tempestades complicam os horários. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Lembra quando o trânsito nas cidades parecia mais tranquilo? No céu, acontece o mesmo: está cada vez mais lotado. Com milhares de voos acontecendo ao mesmo tempo, o Controle de Tráfego Aéreo (ATC) precisa organizar a bagunça, criando rotas mais seguras e, às vezes, mais longas.

Isso pode significar uma volta extra no céu antes de pousar ou um cruzeiro mais devagar para evitar congestionamentos aéreos. E tem mais... durante o inverno, os desafios aumentam. Tem que descongelar o avião (o que leva uns 20 minutos), desviar de tempestades e lidar com pistas escorregadias.

Tudo isso acaba se refletindo em horários mais cheios para evitar que o passageiro sinta o impacto.

Se você quer evitar atrasos, madrugar é a melhor opção. Os primeiros voos do dia são menos propensos a problemas, já que as tripulações estão descansadas, os aviões estão prontos para decolar, e as operações ainda não enfrentaram os contratempos que se acumulam ao longo do dia.

E se sua prioridade é conforto e economia, tente voar às terças ou quartas-feiras. Esses dias são menos movimentados, com maior chance de aviões mais vazios e até preços mais baixos. Para evitar surpresas, use aplicativos para acompanhar em tempo real mudanças no seu voo.

Por que as orelhas dos elefantes são tão grandes?

 Do site: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/por-que-as-orelhas-dos-elefantes-sao-tao-grandes

Os elefantes são realmente animais muito intrigantes: eles têm o que parece ser um quinto membro que funciona como um nariz gigante, com o qual são capazes até de pegar coisas do chão. Mas talvez a sua característica mais chamativa seja as orelhas gigantes que adornam a sua cabeça. 

Por que elas são assim? Será que são exageradas ou essas orelhas que parecem leques servem para alguma coisa em específico? A seguir, esclarecemos todas as dúvidas sobre esse órgão incrível.

As maiores orelhas do reino animal

A orelha do elefante ajuda a regular a sua temperatura. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
A orelha do elefante ajuda a regular a sua temperatura. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Pertence a uma espécie de elefante a honra de portar as maiores orelhas de todo o mundo animal. O elefante africano, chamado de Loxodonta africana, é considerado o maior mamífero terrestre do mundo e tem as orelhas igualmente imensas. Elas são tão grandes que respondem por 20% da área de superfície total do seu corpo.

A razão de terem orelhas tão grandes é funcional: preservar a temperatura do corpo. Esses elefantes andam diariamente por cerca de 25 quilômetros, mas podem viajar até 190 quilômetros se quiserem. Isso significa que eles circulam por uma diversidade de habitats, que vão de savanas e pastagens a florestas, até os mais quentes, que são o deserto e as regiões áridas.

Por isso, o ideal é que mantenham sua temperatura corporal em 36 °C. E é aí que entram suas enormes orelhas. Estes animais evoluíram para que elas servissem para a manutenção da temperatura corporal quando as condições ambientais esquentam.

Os benefícios de uma grande orelha

x
Proporcionalmente, as maiores orelhas entre os animais são as do jerboa de orelhas longas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Orelhas deste tamanho possuem muitos vasos sanguíneos que ficam em uma área mais fina da pele, tornando mais fácil que elas descarreguem calor. Observe, por exemplo, as orelhas de um urso polar, que possuem a característica oposta: por serem muito pequenininhas, elas conseguem conservar o calor. 

Ter uma orelha grande e fina significa também que ela tem uma área de superfície maior, apresentando mais oportunidade de dissipar calor. Estima-se que elas consigam circular cerca de 12 litros de sangue por minuto, o que favorece o resfriamento. 

Proporcionalmente, o elefante africano só perde em tamanho da orelha para um pequeno roedor chamado jerboa de orelhas longas. Esse animalzinho do deserto tem orelhas que são um terço maiores que sua cabeça.

Nativo dos desertos do sul da Mongólia e noroeste da China, o jerboa de orelhas longas também usa suas orelhas gigantes para manter a temperatura corporal. Além disso, suas pernas também se adaptaram para poder viver neste habitat, e são longas como as dos cangurus.