Do site: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/espaco/noticia/2023/11/telescopios-da-nasa-revelam-mao-de-deus-cosmica-com-detalhes-ineditos.ghtml
Observatório de raios-X Chandra e telescópio IXPE flagraram nebulosa de vento de pulsar com formato incomum, formada pelo vento produzido por uma estrela morta
Combinando seus poderes, dois telescópios espaciais de raios X da Nasa registraram uma imagem impressionante do que parece ser uma "mão cósmica" gigante, ou uma "mão de Deus". A foto foi divulgada na última segunda-feira (30) pela agência espacial norte-americana.
A foto mostra os "ossos" do campo magnético da "mão" enorme, que é, na verdade, uma nebulosa formada pelo vento produzido por um pulsar, que é nada mais do que uma estrela de nêutrons. Ou seja, trata-se de uma estrela colapsada morta que sobrevive através de plumas de partículas de matéria energizada e antimatéria.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2023/5/v/jr4Wi5QIGvSzmZ6mYjUQ/msh1552.webp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário