Total de visualizações de página

sábado, 28 de setembro de 2019

Relembre como eram os computadores nos anos 2000

Do site: https://minilua.com/relembre-computadores-anos-2000/

Utilizar um computador ou acessar a internet no início dos anos 2000 era uma experiência completamente diferente da que temos hoje, quando 69% dos brasileiros já tem acesso à internet. Os smartphones eram um sonho tecnológico aparentemente distante, possíveis apenas na ficção, e os computadores, além de excessivamente caros, possuíam características extremamente limitadas.
Hoje, os avanços da área não nos oferecem apenas um gama enorme de opções e uma série de facilidades no que diz respeito à maneira como nos relacionamos com a tecnologia, como também criam novos hábitos culturais. Com um pequeno dispositivo que cabe em nosso bolso podemos acessar à internet, ouvir música, assistir séries e filmes via streaming, jogar em cassinos seguros na internet e realizar uma diversidade de outras tarefas que eram inimagináveis no início do milênio. 
Mas, como sempre, é importante lembrar do passado e das nossas origens. Separamos abaixo algumas situações e características que eram comuns aos usuários de computadores no início dos anos 2000.
Instalação do Windows com disquete
O uso de mídias para a instalação do Windows é, hoje, completamente obsoleto. No entanto, durante muito tempo, os disquetes eram essenciais para a instalação do sistema operacional. Isso, claro, também trazia uma série de outras necessidades, como a troca de mídias à medida em que os arquivos de instalação eram concluídos, tendo em vista a baixa capacidade de armazenamento dos disquetes.
Internet discada
Relembre como eram os computadores nos anos 2000
Hoje, temos acesso à internet praticamente a qualquer momento, especialmente se levarmos em consideração que os aparelhos celulares mais vendidos no mundo tornam-se cada vez mais velozes e tecnológicos. No início deste milênio, no entanto, a coisa era bem diferente. O método de acesso mais comum costumava ser por meio da internet discada, em que a linha telefônica era utilizada como porta de transmissão de dados. Ou seja, enquanto você navegava, o telefone ficava ocupado e o custo de cada acesso era o mesmo de uma ligação telefônica. Era comum, portanto, que as pessoas se conectarem apenas após a meia-noite em dias úteis ou durante os finais de semana a fim de utilizar um único pulso de chamada.
Mouse com bolinha
Relembre como eram os computadores nos anos 2000
Dentre todos os equipamentos que constituíam os computadores do início do milênio, um dos mais marcantes era o famigerado mouse com bolinha. Muitas vezes impreciso, o acessório causava curiosidade e fascínio principalmente nas crianças devido à sua estrutura peculiar. O dispositivo analógico não utilizava de laser para apontar a direção de sua movimentação, mas uma esfera que girava duas roldanas que transmitiam a informação e movimentavam o ponteiro na tela. A estrutura permitia o funcionamento correto do equipamento apenas na horizontal.
Capas protetoras
Relembre como eram os computadores nos anos 2000
Os computadores do início dos anos 2000 costumavam ser brancos, cor que com o passar do tempo recebia tons amarelados, tornando o equipamento visualmente desagradável. Em vista disso, era comum cobrir os aparelhos com capas protetores, que prometiam evitar o seu desgaste e protegê-lo da poeira. Existiam capas protetoras específicas para gabinetes, monitores e teclados.
Armazenamento de dados em CDs
Relembre como eram os computadores nos anos 2000
O armazenamento em nuvem, pen drives e HDs externos vem substituindo outras mídias físicas. No começo dos anos 2000, contudo, nada disso estava disponível e uma das poucas opções para armazenar fotos e arquivos eram os CDs. Na época, claro, isso foi um grande avanço tecnológico tendo em vista que o seu antecessor, o disquete, conseguia guardar um volume limitado de dados, com capacidade para apenas 2 MB. Os 700 MB que poderiam ser armazenados em um CD, portanto, eram vistos como algo fora do normal e os detentores de um drive gravador se convertiam em verdadeiras celebridades locais.

Google Maps lança recurso de navegação para motos e função de segurança

Do site: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/09/google-maps-lanca-recurso-de-navegacao-para-motos-e-funcao-de-seguranca.ghtml

Novas funções facilitam a locomoção de quem usa moto ou carros de aplicativo



Google anunciou nesta quinta-feira (26) novas funções para o Google Maps dedicadas a usuários que dispensam carros particulares para se locomover. Uma delas é um modo de navegação específico para rotas de motocicleta, que já está disponível no aplicativo para Android e iPhone (iOS). O recurso permite buscar um trajeto para motos e comparar a duração com o tempo levado no percurso de carro. Além disso, nos próximos dias, o app vai receber a funcionalidade "Viajar com segurança", que promete avisar quando o motorista do Uber Cabify sai do trajeto original.
Google Maps ganha modo de navegação para motos — Foto: Paulo Alves/TechTudo
Google Maps ganha modo de navegação para motos — Foto: Paulo Alves/TechTudo
Google Maps ganha modo de navegação para motos — Foto: Paulo Alves/TechTudo

O novo modo de navegação para motos será mais uma seção ao lado das opções de carro, bicicleta, transporte público, app de transporte e a pé no Google Maps. O objetivo é mostrar trajetos que só podem ser percorridos por veículos de duas rodas, possivelmente com tempo reduzido em relação ao caminho sugerido normalmente para veículos maiores.
A novidade tem o potencial de ajudar a melhorar fluxo das mais de 26 milhões de motocicletas registradas no Brasil, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) referentes a 2018, o equivalente a uma para cada oito habitantes. De acordo com o Google, a função pode ser útil tanto para profissionais que usam moto como ferramenta de trabalho quanto para quem também tem carro e precisa saber com qual dos dois veículos deve sair de casa para chegar ao destino com mais facilidade.
Ao optar por sair de casa com carro de aplicativo, o recurso "Viajar com segurança" irá monitorar o trajeto definido no celular e avisar se o motorista sair da rota. Caso haja desvio de mais de 500 metros, o app enviará uma notificação para mostrar a localização do veículo e permitirá comparar com o caminho original. Para isso, basta ativar a função "Alertas de desvio de trajeto". Em caso de emergência, o usuário poderá usar o compartilhamento de localização para avisar um contato de confiança.

sábado, 7 de setembro de 2019

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir


Do site: https://minilua.com/pessoas-nao-pensaram-antes-agir/2/




Todos nós temos já passamos por situações onde não pensamos nas coisas antes de fazê-las e nos jogamos sem pensar no resultado óbvio e ainda ficamos surpresos quando as coisas dão errado.
Bem, tudo o que temos a agradecer é que talvez nossa idiotice tenha passado desapercebida, porque certamente se tivesse sido fotografada, nossa imagem apareceria nesta galeria de pessoas que, sem pensar duas vezes, fizeram algo que mais tarde lamentaram. Pelo menos elas noa farão dar algumas risadas!
PUBLICIDADE

1. Alguém terá que lidar com isso pela manhã

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

2. E agora…como ele vai sair dali

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

3. Dessa forma não vou perder as chaves do cadeado…ops

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

4. Tudo se encaixa no carro, basta saber acomodar

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

5. Quando ele andar com o carro não vai dar muito certo

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

6. Eles confiaram demais um no outro

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir





13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

PROPAGANDA

7. Alguém esqueceu de desligar a máquina de lavar

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir
PUBLICIDADE

8. Talvez ele não devesse ter parado tão de repente

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

9. Tudo para mostrar a comida

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

10. Colocou uma panela elétrica de arroz no fogão: gênio

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

11. Sempre siga as instruções

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

12. Tanto espaço e…

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

13. Não vai dar certo…

13 pessoas que não pensaram bem antes de agir

EMPRESA CHINESA REALIZA PRIMEIRA CLONAGEM DE GATO

Do site:  https://www.megacurioso.com.br/ciencia/111901-empresa-chinesa-realiza-primeira-clonagem-de-gato.htm

Situada em Pequim, a Sinogene é considerada pela imprensa chinesa como a primeira companhia do país a realizar a clonagem de um gato. A empresa foi a responsável por copiar os genes do animal de estimação do jovem Huang Yu.
Após a morte do seu amigo felino, o rapaz de 22 anos desembolsou 35 mil dólares para ter um clone do animal. Sete meses depois, ele conheceu a nova "versão" de Ajo, que tem mais de 90% das características físicas do pet original.
Experiente no ramo de clonagem de animais, essa foi a primeira vez que a companhia chinesa conseguiu gerar o clone de um gato — desde sua criação, em 2017, a empresa já clonou 40 cães. Com esse feito, a questão pode se transformar em algo rentável. Dados do site chinês Goumingwang mostram que o país tem cerca de 55 milhões de cachorros domésticos e 44 milhões de gatos de estimação, o que contribui para que o mercado voltado ao público pet movimente 28 bilhões de dólares ao ano.
À esquerda, uma foto do Ajo original; à direita, uma imagem do seu clone. (Fonte: New York Times/Reprodução)

Clonagem como solução para outro problema

A clonagem do gato, realizada pela Sinogene, pode ser um passo importante para ajudar a crítica situação dos pandas na China. Apesar de ter saído da lista de animais ameaçados de extinção, a espécie ainda está bastante vulnerável por conta das mudanças climáticas recentes.
A Academia Chinesa de Ciências está realizando estudos com a intenção de clonar um panda e utilizar uma gata como mãe portadora. As duas espécies têm tamanhos similares quando filhotes e período gestacional que dura entre 2 e 3 meses.
Apesar de ser uma informação que pode causar certa estranheza, grande parte dos chineses não enxerga problemas no uso de animais para estudos médicos e até mesmo em testes com cosméticos. Como reflexo disso, o país não tem leis contra crueldade animal.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Google e Apple tomam multa milionária no Brasil por causa do FaceApp

Do site: https://www.tecmundo.com.br/software/145468-google-apple-tomam-multa-milionaria-brasil-causa-faceapp.htm

O aplicativo de envelhecer rostos FaceApp, que levantou debates sobre privacidade no mês passado, rendeu uma multa milionária para a Google e a Apple no Brasil. A Fundação Procon-SP estipulou que as empresas distribuíram o app no país infringindo regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A dona do Android recebeu uma penalidade de R$ 9.964.615,77, enquanto a empresa responsável pelo iOS tomou uma punição de R$ 7.744.320,00.
Segundo explica o órgão, o motivo para a multa foi a ausência de clareza em documentos como a  “Política de Privacidade” e “Termos de Uso” do aplicativo, que não estavam disponíveis em língua portuguesa. Segundo o Procon-SP, a falta de uma versão localizada dos contratos acabou deixando usuários desinformados sobre as possíveis ameaças do FaceApp.
As informações em língua inglesa impossibilitam que muitos consumidores tenham conhecimento do conteúdo e contraria a legislação, artigo 31 do CDC", explica o órgão. "A informação adequada, clara e em língua portuguesa é direito básico”.
(Fonte: App Store/Reprodução)
De acordo com o Procon-SP, o FaceApp conta com passagens em seus termos de uso que permitem o compartilhamento de dados do usuário com outras empresas e para outros países. Além disso, as regras do aplicativo também possuem uma cláusula que prevê a resolução de conflitos sem auxílio judicial, mas por meio de um serviço realizado na Califórnia.
Como a Google e a Apple são responsáveis pela distribuição do aplicativo no Brasil, as empresas estão respondendo contra as violações do Código de Defesa do Consumidor.
O diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Fernando Capez explicou ao G1 que a multa imposta para a Google foi mais alta que a punição da Apple por causa do faturamento das empresas no país. O montante aplicado na dona do Android é o valor máximo estipulado pelo CDC.
As duas companhias têm direito a abrir um recurso contra a decisão. A Apple Brasil disse que não vai comentar o assunto. Já a divisão da Google no país declarou que vai tomar as atitudes necessárias para "questionar a multa imposta pelo Procon".

Trump, Bolsonaro e Globo: O que está por trás da mudança da Lei da TV paga?...

Do site: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/daniel-castro/trump-bolsonaro-e-globo-o-que-esta-por-tras-da-mudanca-da-lei-da-tv-paga-29133


Na próxima semana, o Senado deve votar mudanças importantes na legislação de TV por assinatura e de telecomunicações. A principal delas é uma demanda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encampada pelo brasileiro Jair Bolsanaro com forte impacto nos interesses da Globo, Claro, Oi e da norte-americana AT&T.
O Projeto de Lei 3.832/2019 altera os artigos 5º e 6º da Lei 12.485/2011, chamada de Lei da TV Paga, eliminando impedimentos à propriedade cruzada nas empresas de distribuição e produção de conteúdo. Hoje, a produtora de conteúdo Globo não pode ser dona da distribuidora Sky, e vice-versa.
A mudança tem endereço certo: permitir que a gigante AT&T conclua sua fusão com a Time Warner no Brasil, juntando no mesmo grupo a operadora Sky e as programadoras HBO e Turner, parte de uma operação global de US$ 85 bilhões.
A outra mudança importante é na ultrapassada legislação que rege as companhias telefônicas. O PLC 79/2016 muda a relação das teles com o governo, as desobrigando de uma série de encargos. Isso permitirá que as teles deixem de gastar com orelhão e invistam em banda larga de qualidade.
A alteração também tem endereço certo: permitir que a AT&T compre a Oi, maior operadora de telefonia fixa do Brasil, presente em quase todo o território nacional.
Se comprar a Oi, a gigante norte-americana das telecomunicações e entretenimento irá atender ao desejo de Donald Trump de bloquear a expansão das empresas de tecnologia chinesas, principalmente a Huwaei, hoje grande fornecedora de equipamentos justamente para a Oi.
Mesmo sem ter o controle da Oi, a AT&T já é uma grande ameaça à Globo e à Claro, maior operadora de TV por assinatura do país. Com Sky, Turner e HBO, será um forte concorrente para as duas companhias. Poderá fazer frente ao poderio da Globo sobre os direitos de transmissão de futebol no país, o que também interessa à Record e ao SBT.
A Claro atua fortemente nos bastidores para barrar a compra da Oi pela AT&T. Prefere que a companhia seja fatiada entre ela, Vivo e Tim, que já estão no mercado.

GLOBO MUDA DE OPINIÃO

A propriedade cruzada nas empresas de telecomunicações e entretenimento foi uma bandeira da Globo durante a tramitação da Lei 12.485. Seu objetivo era impedir que as telefônicas globais, muito mais fortes financeiramente, pudessem ameaçar seus negócios na televisão por assinatura, a partir de então concentrados na Globosat, maior programadora nacional.

Para se proteger das teles, a Globo teve de abrir mão de participações acionárias nas operadoras Net (hoje Claro) e Sky. Mas a emissora mudou de ideia. Agora, ela também é a favor do fim da limitação à propriedade cruzada.

As discussões no Senado nesta semana foram acompanhadas de perto por representantes de Google e Facebook. As gigantes de tecnologia querem que a lei deixe claro que internet não é TV por assinatura. Em outras palavras, que plataformas como YouTube e Netflix não devem ser enquadradas como SeAC (Serviço de Acesso Condicionado) e passem a ter as mesmas obrigações que as operadoras de TV paga, como distribuir canais públicos e preencher cotas de conteúdo nacional.

A tendência, para alívio das gigantes de tecnologia, é que a internet continue como está, livre. Esse também é o interesse das programadoras e emissoras de TV, ansiosas para venderem seus canais diretamente ao telespectador, sem o pedágio da operadora de TV por assinatura. A Globo, por exemplo, está pronta para oferecer pacotes de canais Globosat em aplicativos.


Essa distinção entre TV por assinatura e internet perpetua uma anomalia entre empresas semelhantes: a Netflix, por exemplo, tem menos obrigações do que a Claro, apesar de oferecerem o mesmo serviço. O atual modelo de negócio da TV. por assinatura, há alguns anos assombrado pelo crescimento do streaming, nunca esteve tão ameaçado quanto agora