Editores de vídeo profissionais além de serem caros, nem sempre são de fácil utilização, especialmente para leigos no assunto. No entanto, a Internet oferece diversas opções online de editores de vídeo gratuitos, que vão desde os recursos mais básicos até aqueles mais elaborados com transições.
Veja a lista com dez opções de editores de vídeo online e escolha uma alternativa ao software.
1) Animoto
Gratuito para vídeos de até 30 segundos, o Animoto permite que se crie filmes a partir de vídeos ou imagens. Ele oferece cerca de 50 estilos, incluindo cores, sombras e animações. Além disso é possível inserir títulos e legendas. O programa também oferece um módulo desenvolvido para apresentações profissionais.
2) Wevideo
O WeVideo talvez seja o editor online que mais se pareça em termos estruturais com um profissional, mas nem por isso chega a ser complicado. O diferencial deste "web app" é que além de trabalhar com vídeos e imagens hospedados no computador, ele ainda permite gravar pela webcam. O programa funciona com a tecnologia arrastar e soltar, o que facilita muito o trabalho. Ele é gratuito para um armazenamento online de conteúdo de até 5 GB.
3) Shotclip
O Shortclip é gratuito para um armazenamento online de vídeos de até 5 GB e qualidade de 480p. O diferencial fica por conta do planejamento do vídeo, em que as cenas e as legendas são pensadas antes de por a mão na massa para editar, fazendo com que fique mais simples fazer os cortes. Além disso, os botões exibem o nome de suas funções em vez de símbolos, o que simplifica o entendimento.
4) Magisto
Totalmente gratuito, o Magisto é um pouco diferente dos editores tradicionais. Nele, você escolhe um vídeo, o estilo disponível, uma trilha sonora (ou pode fazer upload de uma de sua preferência) e o aplicativo trata de fazer os ajustes sozinho e entregar resultados realmente muito interessantes.
Como já diz o nome, o Editor do YouTube permite a edição dos vídeos que serão publicados no site. Funcionando com a tecnologia arrastar e soltar, ele permite mesclar vídeos e fotos, além de cortar trechos, inserir trilhas e legendas e o mais interessante: pesquisar outros materiais licenciados como Creative Commons para tornar suas criações ainda mais atraentes e totalmente legais.
6) Pixorial
O Pixorial é gratuito para conteúdo de até 7 GB de armazenamento de vídeo e oferece talvez a interface de mais simples entendimento entre os sites da lista. O diferencial está nos efeitos de transição, que conseguem suavizar a quebra entre dois vídeos ou imagens de maneira elegante.
7) Masher
O Masher tem como vantagem sobre outros editores online o fato de ser "linear". Enquanto nos outros programas o usuário precisa descobrir o próximo passo a dar, este editor "pega o usuário pelas mãos"o leva para os recursos seguintes até finalizar o filme.
8) FileLab
Totalmente gratuito, o FileLab oferece uma navegação guiada, ou seja, durante seus primeiros passos ele abre janelas pop-up com informações (em inglês) do que se trata cada recurso. Destaque para a grande variedade de transições para ilustrar filmes.
9) Kaltura
O Kaltura é o menos intuitivo e com menos recursos disponíveis entre os programas da lista. Ele permite fazer edições básicas como recortar, renomear, duplicar e outros. Ao finalizar é possível baixar seu filme ou obter o código para incorporar em outra página de Internet, como um blog, por exemplo.
10) Video Toolbox
Totalmente gratuito, o Video Toolbox tem a interface menos elaborada e os recursos mais básicos da lista de programas. Entre as edições disponíveis estão corte, criação de ícone, adicionar legendas, marca d’água, ajuste de áudio, além de conversão e fusão de dois vídeos em um só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário