Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de julho de 2023

4 COISAS QUE SÃO MAIS ANTIGAS DO QUE VOCÊ IMAGINA

 Do site: https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/126746-4-coisas-que-sao-mais-antigas-do-que-voce-imagina.htm


Usamos e vemos diversas coisas em nosso dia a dia que se tornaram comuns e até nos fazem pensar que são invenções contemporâneas. Porém, alguns registros arqueológicos sempre surgem aqui e ali para provar que muitos desses itens já existiam na antiguidade.

A seguir, vamos mostrar alguns desses objetos e também situações que já eram bem comuns no cotidiano de nossos antepassados. Confira:

1. Cadeira dobrável

(Fonte: Bavarian State Office for Monument Protection)(Fonte: Bavarian State Office for Monument Protection)

Cadeiras dobráveis são bem comuns em praias para observar o mar enquanto descansa tomando água de coco. Porém, essa é uma invenção bem antiga, datada do século VII depois de Cristo.

Durante uma escavação realizada na região da Baviera em 2022, um grupo de arqueólogos abriu a tumba de uma mulher e encontrou uma cadeira dobrável localizada pouco abaixo de seus pés. O objeto é de um período próximo ao ano 600, mas não chega a ser considerado raro, já que outros 29 locais com tumbas da mesma época também contavam com o objeto em seu interior.

Apesar de atualmente uma cadeira dobrável ser um objeto comum e relativamente acessível, pesquisadores acreditam que, no passado, elas eram símbolo de status e poder. Parte disso se deve ao fato de que, na tumba encontrada na Baviera, a mulher que está enterrada também tinha joias e uma pérola enterradas com ela.

2. Vaso sanitário com sistema de descarga

(Fonte: NY Post)(Fonte: NY Post)

Outra descoberta datada de 2022 que também surpreendeu bastante os arqueologistas foi a de um vaso sanitário com sistema de descarga encontrada na província de Shaanxi, na China.

O artefato foi encontrado em um palácio na cidade de Yueyang, e claramente contava com um sistema de tubulação para retirar a urina e as fezes de dentro do vaso com o uso de água. 

Como esse objeto encontrado na China tem algo entre 2200 e 2400 anos de existência, ele se torna o vaso sanitário com descarga mais antigo de que se tem notícia.

3. Amputações

Amputações são procedimentos que exigem alguma complexidade, o que nos faz pensar que elas passaram a ser realizadas apenas em tempos recentes. Porém, arqueologistas fizeram uma descoberta de ossadas de um adolescente de 31 mil anos que havia passado por esse tipo de cirurgia.

Segundo algumas análises feitas, essa amputação foi realizada na região da panturrilha e com um nível de habilidade incrível. O jovem continuou vivo por algo entre seis e nove anos após a cirurgia, falecendo aos 19 anos.

Um dado curioso é que, nas culturas ocidentais, amputações só se tornaram mais comuns depois que alguns tipos de antissépticos foram inventados no final do século XIX.

4. Canudos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Acredite se quiser, canudos não são invenções tão novas quanto muitos imaginam. Segundo informações divulgadas por alguns pesquisadores, há índicos de que russos usavam canudos para beber cerveja cerca de 5 mil anos atrás. Eles eram grandes tubos feitos de ouro e prata, chegando a medir mais ou menos um metro em sua extensão.

Canudos também já existiam entre os membros da civilização Suméria, sendo utilizados para beber cerveja em potes de uso comum. Outro detalhe é que tanto os canudos russos quanto os sumérios possuíam filtros para remover impurezas da bebida.


Bard é proibido para menores de 18 anos; entenda por quê

 Do site: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/bard-e-proibido-para-menores-de-18-anos-entenda-por-que/



Por Guilherme Haas | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2023 às 15h47

clique para compartilhar

Link copiado!

Mojahid Mottakin/Unsplash
Mojahid Mottakin/Unsplash
Google
Tudo sobre Google

A ferramenta de IA generativa do Google tem algumas limitações de uso; entre elas, o Bard é proibido para menores de 18 anos e exige que o acesso seja realizado por uma conta Google pessoal.

Ao acessar o Bard pela primeira vez, é necessário aceitar os termos de serviço. Nesses termos está o aviso sobre a coleta de dados pessoais, incluindo conteúdo das conversas no chatbot, informações de uso de produtos relacionados, sua localização e feedback.

Além disso, o Google alerta os novos usuários para não compartilharem dados sensíveis ou confidenciais no Bard.

Por que o Bard é proibido para menores de 18 anos?

Em resposta ao questionamento do Canaltech sobre por que o Bard é proibido para menores de 18 anos, o Google Brasil respondeu o seguinte:

“Para usar o Bard, você precisa ter uma conta do Google pessoal. Isso significa que você não pode usar uma conta gerenciada por outra pessoa ou um administrador do Google Workspace. E, para usar a ferramenta, você deve ter 18 anos ou mais.”

A resposta do Google não explica de fato quais são os motivos para a proibição do Bard para menores de 18 anos, apenas reforça essa restrição.

A justificativa de que é preciso acessar a IA generativa com a conta pessoal Google não responde à questão, afinal a idade mínima para administrar a própria conta Google é de 13 anos no Brasil — já crianças com menos de 13 anos só podem ter uma conta Google gerenciada pelo Family Link.

Menores de 18 anos não têm acesso ao Bard (Imagem: Frimufilms/Freepik)
Menores de 18 anos não têm acesso ao Bard (Imagem: Frimufilms/Freepik)

A explicação sobre a restrição de idade para usar o Bard, portanto, pode estar relacionada ao fato de que a ferramenta ainda está em fase de experimentação e comete erros.

Como o Google destacou no lançamento do chatbot, a IA “pode alucinar e apresentar viés e respostas ofensivas”. Com base nisso, o Canaltech supõe que o Google prefere evitar que menores de 18 anos sejam expostos a conteúdos inadequados.

A verificação de idade é feita através do cadastro da conta pessoal Google. Como o login é obrigatório para acessar o Bard, menores de idade são impedidos de entrar na página do chatbot e são alertados sobre a restrição.

Vale lembrar que outros serviços oferecidos pelo Google também possuem limitações de uso para determinadas idades. Por exemplo, o AdSense e o Google Ads só podem ser utilizados por maiores de 18 anos.

Outras contas que não podem usar o Bard

Assim como ocorre com as contas pessoais de menores de idade, uma conta do Google Workspace for Education para menores de 18 anos também não tem permissão para usar o Bard.

Por fim, outra limitação de acesso é referente a contas corporativas. Se a sua conta faz parte de uma conta Google Workspace, é necessário que o administrador libere o acesso ao Bard. Caso contrário, você verá uma mensagem na tela informando que “O Bard não pode ser usado com esta conta.”

Mensagem de conta sem acesso ao Bard (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Mensagem de conta sem acesso ao Bard (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)

Saiba também como testar o Bard, a IA do Google e descubra como funciona e o que a ferramenta pode fazer.