Do site: Esses 9 alimentos oferecem grande risco ao corpo humano - Minilua
Se alimentar é básico para todo ser humano, porém, infelizmente, nem tudo que é comestível é saudável. Muitas das coisas que comemos no dia a dia são extremamente prejudiciais à saúde, nos colocando em sério risco de vida mesmo que não percebamos isso. Além disso, outros alimentos mais “raros” também não ficam atrás no momento de nos trazer riscos.
Não é pequena a lista de alimentos perigosos para os seres humanos, com muitos deles sendo naturalmente venenosos, e outros sendo comidas ultraprocessadas, o que não cai nada bem em nosso organismo. Se você quer conhecer que alimentos são esses tão prejudiciais ao nosso corpo, confira a lista em nosso artigo especial sobre o tema.
Refrigerantes diet fazem mais mal do que a versão normal
Por mais estranha que essa afirmação possa ser, os refrigerantes diet são mais prejudiciais à saúde do que a versão normal da bebida. O líquido já não é saudável em sua versão natural, porém, consegue piorar na versão diet, principalmente por conta de uma substância chamada Aspartame.
Também conhecida como AminoSweet, essa substância está diretamente ligada a alguns problemas graves de saúde, como ansiedade, compulsão alimentar, insônia, perda auditiva, tontura e vários outros problemas graves que podem levar pessoas a viverem em situação delicada.
Podendo causar tumor no cérebro, além de cegueira, a substância presente em refrigerantes diet são perigosas para o corpo humano, e por isso, deve ser evitada a todo custo. A versão normal, apesar de também ser péssima para o organismo, é menos pior nesse caso.
Baiacu pode matar uma pessoa
Um dos alimentos mais perigosos para os seres humanos está no fundo do mar. Estamos falando do baiacu, um peixinho nada simpático, que, já pela sua aparência, dá para perceber que ele não é muito amigável com quem costuma chegar perto dele, afinal, está cheio de espinhos.
Porém, muitas pessoas insistem em comer o animal, o que pode ser um erro que pode custar a sua vida. O peixe é venenoso, contendo uma substância tóxica chamada tetrodotoxina em diversas partes diferentes do corpo. O veneno consegue ser mais perigoso do que cianeto.
Apesar disso, é possível comer o animal sem correr riscos, desde que o prato seja preparado por um chef especializado. Além disso, não comer olhos, fígado, intestinos, pele, ovas e cérebro do animal é essencial, afinal, essas partes são carregadas de veneno. O baiacu é realmente perigoso para a raça humana.
Bolachas recheadas são mais perigosas do que se pensa
Item que faz parte da refeição de 99% dos lares brasileiros, a bolacha recheada é um dos alimentos mais perigosos para os seres humanos. No entanto, ele não te mata rapidamente, como o veneno do baiacu pode fazer, sendo exatamente aí que mora o verdadeiro perigo.
Mesmo que a pessoa não perceba, enquanto ela está comendo bolachas recheadas, ela começa a sentir vontade de comer mais calorias do que o necessário, o cria um cenário próprio para desenvolver obesidade. Além disso, o risco de sofrer um acidente cardiovascular aumenta consideravelmente.
Para se ter uma ideia do quanto a ingestão das bolachas pode ser perigosa, de acordo com a OMS, quem come ela com frequência tem 28% a mais de chances de morrer. Outro ponto a ser destacado é que ocorre um aumento de 21% de risco em desenvolver uma doença cardíaca. Abra os olhos com suas bolachas.
Cachorro-quente é um aliado do câncer de pâncreas
Lanche preferido de muita gente, o cachorro-quente pode ser muito mais perigoso do que se imagina. Você já deve imaginar que ingerir alimentos ultraprocessados, como salsichas, não é muito saudável, porém, é bem difícil ter a real visão do quanto isso pode ser prejudicial à saúde.
O cachorro-quente tradicional, sem a adição de outros ingredientes, o que se tornou tradição do Brasil, já é perigoso o suficiente para você abandonar a iguaria. A combinação é rica em nitrito de sódio, uma substância altamente cancerígena, que pode te dar problemas sérios no futuro.
De acordo com pesquisas recentes, a ingestão de cachorros-quentes, ou ainda de qualquer outras carnes processadas, aumenta em 67% as chances de você desenvolver câncer de pâncreas no futuro. Comer cachorro-quente, enquanto toma refrigerante, nunca mais.
Miojo é uma bomba para seu organismo
O macarrão instantâneo, também conhecido como miojo, é uma verdadeira bomba jogada diretamente em seu organismo. Esse prato, tão comum em diversas casas, faz um mal terrível ao corpo humano, porém, por ser de fácil confecção, acaba sendo consumido aos montes por grande parte das pessoas.
Em uma embalagem de apenas 85 gramas, é possível encontrar mais de 30 ingredientes, sendo que a maioria deles é processado em laboratórios. Praticamente nada do que faz parte da receita é natural, e com isso você já deve imaginar como seu organismo recebe toda a comida.
Aumentando consideravelmente as chances de você sofrer com pressão alta no futuro, além de desenvolver problemas cardíacos, ou ainda gastrite e refluxo, o miojo é um dos piores inimigos do corpo humano, porém, continua sendo um dos pratos rápidos mais consumidos pela população.
Noz-moscada, em excesso, pode te deixar sem ar
Utilizado como tempero na confecção de diversos pratos ao redor do mundo, a noz-moscada pode ser muito perigosa quando consumida em excesso. Porém, se você usa com frequência, pode ficar um pouco mais tranquilo, já que, raramente, o alimento faz com que alguém morra.
No entanto, é necessário destacar os perigos de comer a noz-moscada. Contando com efeitos colaterais perigosos, a pequena noz pode te deixar sem ar, te causar dores, náusea e ainda ser a responsável por causar convulsões. Tudo isso por ter exagerado um pouco no tempero.
Contudo, mesmo com todos esses perigos, a noz continua sendo comida aos montes, além de ser utilizada em diversos processos alucinógenos. Porém, como podemos ver, isso pode acabar sendo perigoso, e curtir um momento diferente pode acabar custando a sua vida se ele incluir noz-moscada.
Ostras são especialistas em causar intoxicação alimentar
As ostras, e alguns outros moluscos, são especialistas em causar intoxicação alimentar nas pessoas. Eles são seres filtradores, e que ingerem tudo o que está no mar para filtrar sua água. Como você deve imaginar, isso faz com que as ostras acabem se alimentando de algumas substâncias nada saudáveis.
Contraindo vírus, bactérias e outros organismos que fazem mal ao corpo humano, as ostras não devem ser consumidas cruas, apesar disso ser bem comum em boa parte do mundo. Quem faz isso, apesar de não saber, está correndo um sério risco de contrair uma infecção gastrointestinal seríssima.
Diarreia, cólicas na barriga, além de vômitos e náuseas são alguns dos sintomas mais perigosos de se ter ao comer ostras cruas. Além disso, caso ainda não esteja convencido de não comer o alimento, saiba que, em alguns casos, a ingestão de ostras pode ser fatal.
Queijo Casu Marzu, recheado de larvas
Por ser recheado com larvas, já dá para deduzir que ele não é próprio para consumo. No entanto, esse queijo conta com uma legião de admiradores, que juram que ele conta com um sabor único, parecido com o gorgonzola, mas que tem um tempero diferenciado, se diferenciando dessa maneira.
O seu processo de confecção é bizarro. O Casu Marzu é produzido a partir do pecorino, feito de leite de ovelha. Após isso, ele é colocado em um local seco, para que as moscas possam ir até o alimento e depositar os ovos de larvas. Após o nascimento, as larvas tomam conta do queijo e fazem a magia acontecer.
Amolecem o queijo, que fica “próprio para consumo” quando seu centro está quase líquido. Conta com sabor forte e bem diferente, graças às fezes das pequenas larvas que habitam o alimento. É preciso tomar cuidado quando for comer, já que os bichinhos pulam por até 15 centímetros de altura. Nem mesmo a União Europeia apoia a distribuição desse alimento.
Sorvete e batata frita
Notícia triste para muita gente, mas que é a mais pura verdade. Sorvete e batata frita fazem extremamente mal para o corpo humano, com a fritura tendo o poder suficiente até mesmo para causar câncer, uma das doenças mais mortais do mundo.
Isso acontece graças à acrilamida, substância cancerígena que se forma após as batatas serem fritas. Além disso, diversas outras doenças são associadas ao excesso na hora de comer fritas, e por isso, sua ingestão não é recomendada.
Já no caso do sorvete, os seus compostos químicos são extremamente nocivos ao corpo humano, principalmente ao cérebro e ao sistema nervoso, coisa que muita gente não imagina ser afetada pela ingestão de sorvete. Infelizmente, é melhor evitar.
Muita atenção com os alimentos que você ingere
Infelizmente, nem mesmo comidas que comemos durante o dia a dia são saudáveis e acabam representando riscos sérios à nossa saúde. Bolacha, miojo, noz-moscada, entre outros alimentos são alguns dos mais perigosos, mas é extensa a lista de ingredientes que são perigosos para o nosso organismo, que não tem como se defender de uma surpresa ingrata dessas.
Por isso, o mais recomendado é que, antes de você comer qualquer coisa, pesquise sobre o alimento e se ele pode ser ingerido da maneira como está planejando. Caso encontre um empecilho, pesquise como solucioná-lo, para garantir que sua saúde não fique comprometida por conta de apenas um almoço um pouco mais saboroso.