Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Wi-Fi passa por sua maior renovação em 20 anos; entenda o que muda

Do site: https://olhardigital.com.br/noticia/wi-fi-passa-por-sua-maior-renovacao-em-20-anos-entenda-o-que-muda/99827


wi-fi público



Nova frequência de 6 GHz deve descongestionar espectro e melhorar as redes dos usuários

O Wi-Fi está prestes a dar um novo salto tecnológico que não era visto desde a década de 1990. A partir do ano que vem, os novos roteadores devem ir além das frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, estabelecidas ainda no século passado. Isso porque a Wi-Fi Alliance, organização que supervisiona a tecnologia, avançou para que em breve seja possível utilizar também a frequência de 6 GHz.

A aliança já defendia o uso da frequência desde o início do ano, mas agora a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) deu o aval para o uso não-licenciado do 6 GHz para o Wi-Fi, como explica o site The Verge. O órgão federal dos EUA é o primeiro a homologar a frequência, abrindo precedente para seu uso comercial em roteadores.
É importante não confundir o Wi-Fi 6, um padrão novo que entrou em vigor recentemente e promete mais qualidade de conexão, com o Wi-Fi de 6 GHz. O Wi-Fi 6 é uma evolução da tecnologia que promete mais velocidade e suporte a um número maior de dispositivos simultaneamente, enquanto o Wi-Fi de 6 GHz é uma nova frequência, que deve oferecer novas capacidades à rede. A Wi-Fi Alliance projeta que em breve as duas coisas devem ser integradas em uma só, dando origem ao padrão Wi-Fi 6E.
As empresas já estão se preparando, e os primeiros equipamentos compatíveis, tanto da parte de roteadores quando da parte de celulares, notebooks e outros dispositivos, já estão se preparando para o Wi-Fi 6E, e os primeiros produtos devem chegar entre o fim de 2020 e o início de 2021. Qualcomm, Broadcom e Intel estão entre as companhias que já confirmaram chips compatíveis, enquanto empresas como Linktel e Netgear já prometem roteadores capazes.

A tendência é que mais empresas anunciem suporte conforme mais agências reguladoras pelo mundo derem seu aval para utilização dos 6 GHz para Wi-Fi. Por enquanto, apenas os Estados Unidos chancelaram a frequência, mas outros países devem seguir o caminho em breve.
Do que o Wi-Fi de 6 GHz é capaz?
O Olhar Digital já falou algumas vezes sobre as diferenças entre as frequências de 2,4 GHz e de 5 GHz no Wi-Fi, mas vale relembrar. Ondas de menor frequência têm alcance maior, mas as de maior frequência oferecem mais desempenho. Com 6 GHz, espera-se mais sustentação dos picos de velocidade, mas a distâncias menores.

Teoricamente, o limite de velocidade do Wi-Fi em 6 GHz não é diferente do que o de 5 GHz: ambos podem alcançar 9,6 gigabits por segundo. No entanto, ela conta com uma vantagem grande em comparação com as outras frequências: a falta de congestionamento.
Se você mora em um prédio, já deve ter percebido quantas redes de Wi-Fi de vizinhos chegam ao seu apartamento. Todas essas redes, divididas entre 2,4 GHz e 5 GHz podem causar mais interferências, o que resulta em perda de qualidade de conexão e, consequentemente, velocidade.
No entanto, espera-se que os 6 GHz não percam desempenho mesmo quando a tecnologia se torne comum, como resultado de um espectro mais amplo. Mais canais podem operar na frequência, permitindo que mais pessoas usem os 6 GHz sem causarem interferência.

Os 10 melhores jogos mais vendidos do PlayStation 2 de todos os tempos

Do site: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/04/os-10-melhores-jogos-mais-vendidos-do-playstation-2-de-todos-os-tempos.ghtml


O PlayStation 2, ou PS2, é um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, com mais de 155 milhões de unidades comercializadas no mundo todo. O grande número se reflete também nos jogos – o aparelho possui dezenas de games que ultrapassam a casa de um milhão de cópias vendidas, mais de 160 títulos, para ser mais próximo.
Porém, apenas alguns compõem o grande “Top 10”, incluindo nomes de séries como Final Fantasy e Kingdom Hearts, ambas da Square Enix e do gênero RPG, além da saga GTA, da Rockstar, e Gran Turismo, da própria Sony. Confira a lista completa dos 10 mais vendidos do PS2 e conheça um pouco de cada um, do menor para o maior.
Kingdom Hearts 1 foi relançado em outras plataformas — Foto: Divulgação/Square EnixKingdom Hearts 1 foi relançado em outras plataformas — Foto: Divulgação/Square Enix
Kingdom Hearts 1 foi relançado em outras plataformas — Foto: Divulgação/Square Enix
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Kingdom Hearts – 4,78 milhões de unidades vendidas

Kingdom Hearts é um jogo de RPG de ação, que mescla personagens originais com heróis da saga Final Fantasy e também de mundos da Disney, como Aladdin, O Rei Leão e A Pequena Sereia. O game já conta com mais de três capítulos principais e alguns spin-offs, incluindo lançados em outros aparelhos. É ainda um dos maiores sucessos do console da Sony e já foi relançado no PS3 e PS4.

Tekken 5 – 6 milhões de unidades vendidas

Tekken 5 é um dos jogos de luta mais elogiados da série da Bandai Namco, não só por seu grande elenco de lutadores, como também por sua qualidade gráfica e técnica. Ele fez tanto sucesso que foi atualizado depois, nos fliperamas e PSPs, com direito a mais lutadores ainda e outros modos de jogo, como o inusitado Tekken Boliche.
Dominar todos os golpes em Tekken 5 é tarefa para poucos — Foto: Divulgação/Bandai NamcoDominar todos os golpes em Tekken 5 é tarefa para poucos — Foto: Divulgação/Bandai Namco
Dominar todos os golpes em Tekken 5 é tarefa para poucos — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Final Fantasy 12 – 6 milhões de unidades vendidas

Final Fantasy 12 é conhecido como um dos melhores títulos de RPG da saga da Square Enix. Foi neste game que a empresa decidiu deixar de lado as batalhas em turno para tentar algo mais voltado para o tempo real. A história é cercada de um clima épico, com bastante reviravolta e emoções, inspirada em Star Wars. O game também foi relançado, anos depois, em outras plataformas.
Final Fantasy 12 ainda é lembrado como clássico — Foto: Divulgação/Square EnixFinal Fantasy 12 ainda é lembrado como clássico — Foto: Divulgação/Square Enix
Final Fantasy 12 ainda é lembrado como clássico — Foto: Divulgação/Square Enix

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty – 7 milhões de unidades vendidas

Conhecido por ser o primeiro Metal Gear Solid a não ser protagonizado por Solid Snake, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty surpreendeu ao apresentar Raiden como seu herói principal. O jogo de ação e espionagem também é tido como um dos melhores da série, com história profunda e bem escrita.
MGS 2 introduziu um novo protagonista — Foto: Divulgação/KonamiMGS 2 introduziu um novo protagonista — Foto: Divulgação/Konami
MGS 2 introduziu um novo protagonista — Foto: Divulgação/Konami

GTA 3 – 8 milhões de unidades vendidas

GTA 3 revolucionou não só a série da Rockstar, como também a indústria dos jogos, como o primeiro game realmente de mundo aberto em 3D total, partindo de um estilo gráfico diferenciado que vinha do GTA 2. A partir daqui, tudo mudou e isso fez deste um dos mais vendidos da saga no PS2 sozinho.
GTA 3 apresentou uma revolução para a série com gráficos em 3D — Foto: Divulgação/RockstarGTA 3 apresentou uma revolução para a série com gráficos em 3D — Foto: Divulgação/Rockstar
GTA 3 apresentou uma revolução para a série com gráficos em 3D — Foto: Divulgação/Rockstar

Final Fantasy 10 – 8 milhões de unidades vendidas

Apesar de seguir um ritmo mais clássico, Final Fantasy 10 foi o primeiro da série a ser lançado oficialmente no PS2. A história misturava elementos modernos com clássicos, incluindo batalhas em turnos, mas com personagens que viviam em um mundo futurista. Também foi o primeiro Final Fantasy a ter dublagem, o que marcou época.
Final Fantasy 10 foi o primeiro com dublagem — Foto: Divulgação/Square EnixFinal Fantasy 10 foi o primeiro com dublagem — Foto: Divulgação/Square Enix
Final Fantasy 10 foi o primeiro com dublagem — Foto: Divulgação/Square Enix

Grand Theft Auto: Vice City – 9,61 milhões de unidades vendidas

Grand Theft Auto: Vice City continuou a evolução que foi vista em GTA 3 e expandiu as emoções da série, literalmente. O jogo deu mais profundidade aos personagens e trouxe novidades para a história, que agora se passava em uma Vice City realmente viva. Também inovou a saga por ter um enredo contado no passado.
GTA VIce CIty expandiu o universo — Foto: Divulgação/Rockstar GamesGTA VIce CIty expandiu o universo — Foto: Divulgação/Rockstar Games
GTA VIce CIty expandiu o universo — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Gran Turismo 4 – 11,76 milhões de unidades vendidas

Até hoje, Gran Turismo 4 é um dos mais vendidos de toda a série e também um dos mais bonitos para a plataforma em que foi lançado. Nenhum outro jogo de simulação de veículos supera Gran Turismo 4 no PS2 em termos gráficos – se aproximando muito do que foi visto no PlayStation 3 (PS3), anos depois, pois rodava em HD. Também é um dos três games do PS2 a passar da marca de 10 milhões de cópias vendidas.
Gran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 — Foto: Divulgação/SonyGran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 — Foto: Divulgação/Sony
Gran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 — Foto: Divulgação/Sony

Gran Turismo 3: A-Spec – 14,89 milhões de unidades vendidas

Antes de Gran Turismo 4, porém, outro jogo já havia feito enorme sucesso no PS2, da mesma série. Gran Turismo 3: A-Spec foi uma atualização esperada da marca, conhecido inicialmente como Gran Turismo 2000, trazendo uma série de inovações para a marca de simuladores da Sony.
Gran Turismo 3 também foi um sucesso — Foto: Divulgação/SonyGran Turismo 3 também foi um sucesso — Foto: Divulgação/Sony
Gran Turismo 3 também foi um sucesso — Foto: Divulgação/Sony
Veja também: assista ao vídeo sobre como usar códigos em GTA San Andreas
--:--/--:--
GTA San Andreas: como usar códigos e cheats

GTA San Andreas – 17,33 milhões de cópias de unidades vendidas

GTA San Andreas é o grande arrasa-quarteirões da Sony e também da Rockstar. Nenhum outro jogo chegou perto do Grand Theft Auto San Andreas em termos de vendas no PS2, ultrapassando a marca de 17 milhões de cópias vendidas no mundo todo.
CJ de GTA San Andreas ainda é lembrado por fãs — Foto: Divulgação/RockstarCJ de GTA San Andreas ainda é lembrado por fãs — Foto: Divulgação/Rockstar
CJ de GTA San Andreas ainda é lembrado por fãs — Foto: Divulgação/Rockstar
O sucesso de GTA San Andreas se explica por seus personagens carismáticos, história cativante e com muita dose de violência, digna de um game da franquia. Até hoje, o nome de CJ figura entre os protagonistas mais carismáticos de toda a série e os gráficos de San Andreas fizeram história para o PS2.