Apps móveis do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp encabeçam lista dos 10 mais baixados da década; Netflix é o campeão em gastos in-app
Que o Facebook está presente 24/7 nas vidas online de muita gente, ninguém duvida, mas os dados levantados pela App Annie, uma empresa especializada em análise de dados para aplicativos móveis pegou todo mundo de jeito: a companhia de Mark Zuckerberg é dona dos quatro aplicativos mobile mais baixados em dispositivos da década, sendo eles o Messenger, o WhatsApp, o Instagram e o próprio Facebook.
- Facebook passará a coletar dados da Oculus para exibir anúncios
- Em 50 anos Facebook virará The Walking Dead
A pesquisa leva em conta downloads realizados no iOS e Android, de 2010 a 2019 (os dados combinados foram contabilizados a partir de janeiro de 2012; antes, só contam downloads em iPhones e iPads) e mostra como o Facebook dominou o cenário mobile, oferecendo os aplicativos mais procurados pelos usuários.
Ainda que o Instagram e o WhatsApp tenham sido adquiridos respectivamente em 2012 e 2014, a adoção pelos consumidores prova que o dinheiro, que não foi pouco, foi bem investido, mesmo que o último ainda não veicule anúncios (existem planos para inclui-los nos Status).
A lista dos 10 apps mobile mais baixados da década é a seguinte:
- Facebook;
- Facebook Messenger;
- WhatsApp;
- Instagram;
- Snapchat;
- Skype;
- TikTok;
- UC Browser;
- YouTube;
- Twitter.
A lista também aponta o total domínio de empresas de tecnologia norte-americanas na lista, que emplacaram 8 dos 10 apps; os demais (TikTok e UC Browser) são sem surpresa chineses, com destaque para a rede social/app musical TikTok, que se tornou uma febre global em 2019. No geral, a dominância desses aplicativos em específico não surpreende, cada um com um grau de excelência em seu setor e excelente direcionamento ao público.
Netflix é o campeão em gastos
A App Annie também analisou quais os apps em que os usuários mais gastaram dinheiro ao longo da década e os resultados foram surpreendentes: a Netflix lidera a lista, com o Spotify na 7ª posição, mostrando que mesmo após a lavação de roupa suja em público entre a plataforma de streaming de música e a Apple, por conta da porcentagem que a maçã (e o Google) coletam em cima de assinaturas feitas via apps mobile, o público prefere a comodidade e não está nem aí para quem vai a grana. Ele quer pagar e receber o conteúdo, simples assim.
Os 10 apps que mais geraram receita in-app são os seguintes:
- Netflix;
- Tinder;
- Pandora Music;
- Tencent Video;
- LINE;
- iQIYI;
- Spotify;
- YouTube;
- HBO Now;
- Kwai.
Subway Surfers, o jogo mais baixado; Clash of Clans, o mais rentável
A empresa de análise também relacionou os 10 jogos mais baixados em celulares da década, que é encabeçada por Subway Surfers, o endless runner mais popular de todos, principalmente por ser gratuito e simples. Isso não é nenhuma surpresa, visto que o título lançado em 2012 foi o primeiro jogo a alcançar a marca de 1 bilhão de downloads, em março de 2018.
Por outro lado, é curiosa a completa ausência de Angry Birds e seus vários derivados.
- Subway Surfers;
- Candy Crush Saga;
- Temple Run 2;
- My Talking Tom;
- Clash of Clans;
- Pou;
- Hill Climb Racing;
- Minion Rush;
- Fruit Ninja;
- 8 Ball Pool.
Para encerrar, a lista com os 10 jogos que mais geraram receita in-app também não traz nenhuma surpresa: como esperado, Clash of Clans foi o campeão, com seu "irmão" Clash Royale na 10ª colocação. Pokémon GO emplacou o 8º lugar e Fate/Grand Order, o card game que conseguiu a façanha de ser o jogo mais comentado no Twitter em 2018, derrotando Fortnite, conquistou a 5ª posição.
- Clash of Clans;
- Monster Strike;
- Candy Crush Saga;
- Puzzle & Dragons;
- Fate/Grand Order;
- Honor of Kings;
- Fantasy Westward Journey;
- Pokémon GO;
- Game of War – Fire Age;
- Clash Royale.
Com informações: App Annie.
Do site: https://meiobit.com/415497/facebook-dono-4-apps-mais-baixados-decada/