Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de março de 2015

VERSÕES SISTEMA ANDROID

Galeria comparativa

 

 

Versões do Android e seus apelidos.

 

Ordenação das versões de Android

As versões seguem uma ordem alfabética: A(setembro de 2008), B(fevereiro de 2009), C(abril de 2009), D(setembro de 2009), E(outubro de 2009), F(maio de 2010), G(dezembro de 2010), H(fevereiro de 2011), I(outubro de 2011), J(julho de 2012), K(outubro de 2013), L(novembro de 2014).

 

Android Lollipop: conheça o mais novo sistema operacional móvel do Google

Do site: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/android-l.html


Android Lollipop é a mais nova atualização do sistema operacional do Google. A versão 5.0, ou Android Lollipop (pirulito, em inglês), apresenta uma notável reformulação nas suas funcionalidades, interface, novas animações e interações baseadas em gestos. O lançamento da nova versão do Android marcou o fim dos cantos quadrados e das cores primárias que o caracterizavam.
Com a chegada do novo sistema operacional há mudanças, também, no acesso às notificações. De forma ainda mais dinâmica, o Android Lollipop vem acompanhado de um novo acesso interativo, que permite ao usuário ter acesso à mensagens e alertas sem precisar desbloquear o aparelho. Também será possível ver as notificações na parte superior direita da tela de bloqueio do celular, especificamente. Com isso, o usuário vai poder descartar as mensagens menos importantes apenas clicando nelas ou arrastando-as só com simples toques na tela bloqueda. Essa possibilidade de ler e até mesmo responder uma notificação diretamente da tela de bloqueio torna o seu uso mais fácil e prático.
Os apgrades na sua tela de bloqueio não param de surpreender. Agora ficou mais inteligente, permitindo integrar o Android Lollipop com outros gadgets que usarem o novo SO, como, por exemplo, em um relógio inteligente (smartwatch).  No que diz respeito a autenticação e o uso destes dispositivos inteligentes, vale destacar que o novo sistema reconhece e interage com o ambiente. Para entender melhor: se alguém estiver usando um relógio bluetooth e for emparelhado, abrirá automaticamente. Mas, se o usuário não reconhecer o wearable, mostra logo a tela de bloqueio.

Desempenho

Quanto a isso, quem tiver um aparelho com o sitema operacional do robô pode ficar descansado. O Android Lollipop proporciona um desempenho mais veloz para os aplicativos, bem como uma redução no consumo da bateria. A mais nova atualização do Android pode aumentar o desempenho de aplicativos em sté 4x, fruto do modo de execução ART. Quanto as baterias, atualizando o smartphone para a nova versão do SO do Google, o usuário ganha um aumento de 90 minutos no uso diário do seu smartphone, tudo isso por causa de novos recursos como o Battery Saver, por exemplo.
Já disponível no recém-lançado Nexus 9, o Android Lollipop traz um suporte a hardware 64-bit. Seus aplicativos nativos, como Gmail, Chrome e Google Play Music já são otimizados para extrair o máximo da arquitetura 64-bit. No entanto, o sistema operacional ainda é compatível com hardware ARM, x86 e MIPS.

Mais seguro

Com objetivo de combater um dos grandes problemas do Android, o desenvolvedor reforçou a segurança da ferramenta contra os ataques virtuais, já que a empresa afirma que cerca de 93% dos usuários rodam a última versão do Google Play Services (pacote de aplicativos da companhia) em seus aparelhos. Sobre segurança não é tudo: o Android Lollipop conta com sistema de criptografia previamente ativado no smartphone. De igual modo, as novas políticas de segurança SELinux irão proteger os aparelhos contra vulnerabilidades e ataques por malwares.
Para garantir a segurnaça de seus usuários, a desenvolvedora adicionou o recurso Android Smart Lock a versão Lollipop, que permite desabilitar a tela de bloqueio quando estiver usando um smartwatch pareado com o celular.  O mesmo acontece com o Android Auto, garantido que o usuário não tenha, por exemplo, que ficar digitando senhas para ter acesso ao seu telefone quando estiver conduzindo.

Múltiplos perfis

Já pensou em compartilhar o seu smartphone Android com a namorda (o), amigos ou parentes? O Android Lollipop permite isso e muito mais. Ele permite criar vários perfis, porém, cada um poderá ter acesso privado aos seus documentos, fotos e vídeos e outros. Conta ainda com um modo onde você pode convidar alguém a usar seu dispositivo temporariamente, mas sem ter acesso aos arquivos. O usuário de cada perfil terá total autonomia para bloquear o acesso de outra pessoa na sua tela particular do sistema.

Novo discador

As novidades sobre o Android Lollipop parecem não ter fim. Tudo novo. Ele traz no discador um efeito só visto, até agora, em algumas ROMs: o efeito de "espalhar" (ripple touch). Conta com animações fluidas, coloridas e agradáveis, o que enfatiza a ideia de que a companhia não está alheia às novas tendências de customizações.

Mudanças multimídia

Parace que a nova versão chegou disposta a resolver todos (ou quase todos) problemas das versões anteriores. O Lollipop oferece o tão aclamado suporte de áudio via porta USB. Entretanto, sobre novidades não é tudo: conta ainda com suporte padrão para som de 5.1 e 7.1 canais. O recurso nativo OpenGL 3.1 garante a ótima qualidade dos gráficos, especialmente para jogos. Os amantes de fotografia não foram esquecidos, pois o Android Lollipop suporta o formato RAW, o melhor que há em qualidade de imagem (devido a menor taxa de compressão comparada ao popular JPEG). O codec HEVC também merce destaque, já que roda vídeos em 4K a 10-bit, sinónimo de bom desempenho e fluidez.
Recursos como OK Google, integração com o Android TV, suporte a 68 novos idiomas, e ferramentas que garantem maior facilidade de configuração do sistema também foram melhorados.

Mudanças no Gmail

Com uma nova cara, entretanto, o Gmail agora apresenta ícones mais redondos, ganhou mais botões e exibe mudanças nas superfícies, nos espaços em branco, na paleta de cores e, ainda, na tipografia, por exemplo. Falando em tipografia, no Android Lollipop esta funcionará em todas as telas de smartphones, tablets, relógios inteligentes e, até mesmo, nas TVs que rodarem a mais nova plataforma do Google.

CPU

Neste quesito, chips ARM, x86, MIPS, de todos os tipos, serão compatíveis com o Android Lollipop. Isso quer dizer que o sistema vai rodar bem em qualquer CPU, sem qualquer problema de compatibilidade. O Android Extension Pack, também anunciado na conferência, é a plataforma que pretende diminuir a distância de processamento entre desktop e smartphones e tablets.

sensor do Android bloqueia o smartphone quando está longe do dono

Do site: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/novo-sensor-do-android-bloqueia-o-smartphone-quando-esta-longe-do-dono.html

O Google está incrementando o Android com um novo recurso de bloqueio que ajuda a manter a segurança do seu aparelho. A função on-body detection (detecção no corpo, em português) utiliza o sensor de acelerômetro para reconhecer se o celular está perto do dono, como dentro do bolso ou nas mãos. E quando não está, o recurso bloqueia o smartphone de forma automática até que o usuário insira a senha novamente.
Android 5.1 Lollipop é oficial: Google anuncia atualização do sistema
Função usa acelerômetro para perceber se Android está perto do dono ou não (Foto: Reprodução/Android Police)Função usa acelerômetro para perceber se Android está perto do dono ou não (Foto: Reprodução/Android Police)
A funcionalidade foi percebida no sistema Android 5.0.1 (Lollipop), rodando em um Nexus 4, conforme o site Android Police e divulgada na última sexta-feira (20). Um dos destaques desse novo recurso é que caso o usuário esqueça o telefone em cima da mesa, por exemplo, ele é bloqueado para garantir a segurança dos dados. Com essa mesma praticidade, o usuário não precisa se preocupar em digitar sua senha de acesso toda vez que for usar o smart, depois que desbloquear o aparelho, caso ele esteja perto de seu corpo.
O recurso não está oficialmente anunciado pelo Google e pode ser prático para alguns usuários no dia a dia. Uma desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado por você ou algum amigo, já que o sensor se limita a perceber se o aparelho está no bolso ou na mão de um usuário, sem dados mais específicos.
Como dar um toque pessoal no seu Android Lollipop? Confira no Fórum do TechTudo
O on-body detection aparece em funções para bloqueios inteligentes do smartphone, na mesma tela na qual o usuário marca os lugares de confiança, por exemplo.A tela de apresentação do recuso, no celular, explica: “Apenas destrave uma vez seu dispositivo e ele permanecerá desbloqueado pelo tempo que você estiver segurando ou carregando com você.  Todas as vezes que você deixar seu aparelho, ele travará porque não está mais com você”. Para aceitar, é necessário tocar na chave, no topo direito da tela, e modificar para a posição “On” (ligado).
Pelo jeito o Google pode liberar o recurso de detecção para alguns usuários, em um prazo de testes para ver como será aproveitado. Para garantir que seu aparelho receba a funcionalidade, quando for liberada de vez, vale ficar de olho nas atualizações do sistema Android e do Google Play Services, e provavelmente estará disponível a partir da versão 5.0 (Lollipop). Resta aguardar para que a função apareça nas configurações do seu Android.
Via Android Police

Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge devem vender 55 milhões de unidades até o final de 2015

Samsung pode voltar a ser maior vendedora de smartphone

Do site: http://mobilexpert.com.br/smartphones/materias/11508/galaxy-s6-e-galaxy-s6-edge-devem-vender-55-milhoes-de-unidades-ate-o-final-de-2015



Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge devem vender 55 milhões de unidades até o final de 2015
Durante o ano passado, a Samsung não foi tão bem quanto era de se esperar. A empresa vivenciou uma queda significativa em seus lucros no departamento de dispositivos móveis no período e com isso decidiu se reestruturar para dar a volta por cima. Foi assim que a gigante coreana decidiu começar a apresentar seus novos aparelhos com alguns toques metálicos, o que teve como resultado um novo e agradável design que acabou conquistando a maioria dos consumidores.
 
Então a empresa deu outro passo e decidiu lançar dois dispositivos de metal com corpo único, os novos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Eles foram anunciados no começo do mês durante o Mobile World Congress em Barcelona e se tornaram os primeiros aparelhos da empresa com essa característica. E parece que todo o esforço valeu a pena.
 
De acordo com alguns relatórios, a empresa já conta com 20 milhões de pré-pedidos de diversas operadoras em todo o mundo tanto para o Galaxy S6 quanto para o Galaxy S6 Edge. Muitos especialistas já acreditam que os aparelhos irão vender muito bem. O suficiente, inclusive, para que a Samsung tome de volta da Apple o título de maior vendedora de smartphone em pouco tempo. O mais novo relatório sobre o assunto, vindo da Coréia do Sul, afirma que a Samsung acabará vendendo cerca de 55 milhões de Galaxy S6 e S6 Edge até o final do ano.
 
Parece que o novo design do Galaxy fará com que os novos aparelhos se tornem cada vez mais populares, e isso vale tanto para o corpo de metal quanto para as capas. Porém eles ainda contam com uma grande competição. A HTC lançou seu novo top de linha no mesmo dia que a Samsung, e a LG lançará o LG G4 no próximo mês. A Apple deverá também lançar os iPhone 6s e 7 nos próximos meses e a Sony o seu mais novo Xperia Z4. Além, claro, dos aparelhos vindos das grandes fabricantes chinesas. Mantendo isso em mente, a Samsung deverá ainda assim vender cerca de 22 milhões de unidades do Galaxy S6 durante o segundo trimestre do ano, e 16 milhões do terceiro trimestre. A Samsung é uma empresa muito popular e querida pelos seus fãs, e é bem possível que ela consiga mesmo dar a volta por cima com isso.

terça-feira, 17 de março de 2015

Geração 90: relembre tecnologias que marcaram época e deixaram saudade

Do site:  http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/03/geracao-90-relembre-tecnologias-que-marcaram-epoca-e-deixaram-saudade.html



Com as tecnologias cada vez mais avançadas, muitas vezes não conseguimos imaginar nossa vida sem as tantas facilidades que elas nos proporcionam. Porém, todo mundo se lembra de diversas tecnologias que fizeram sucesso na década de 1990, algumas impensáveis nos dias de hoje. Foi nesse clima de nostalgia que criamos uma lista com 10 tecnologias que marcaram a geração 90, desde assoprar o cartucho do jogo até ficar impressionado com um telefone que identifica chamadas. Vamos voltar no tempo?
Discman
Quem lembra de torcer para o CD não pular no Discman? (Foto: Divulgação/Sony)Quem lembra de torcer para o CD não "pular" no Discman? (Foto: Divulgação/Sony)
Muito antes dos celulares se tornarem plataformas para ouvir música ou do surgimentos dos iPods, a forma de escutar suas músicas favoritas nada tinha a ver com um reprodutor digital. Com o surgimento dos CDs, o Walkman foi substituído pelo Discman. Existiam diversas marcas, modelos, formas, cores e, naturalmente, diversos preços. Alguns eram bem caros para a época e, se fosse nos dias de hoje, a aquisição poderia ser considerada ostentação.
Apesar de bastante útil e prático para a época, o Discman muitas vezes trazia uma certa dor de cabeça para os usuários, especialmente durante viagens de carro. Alguém lembra de quando o CD ficava pulando? E a gente torcendo para o carro não passar por quebra-molas ou qualquer outro “obstáculo”, para diminuir o risco de o CD falhar. 
Jogos de cartucho
Quem leu os itens anteriores, certamente lembrou deste em seguida. Afinal, de que adiantava ter o SuperNintendo sem os jogos de cartucho? Quem entrou no mundo dos jogos eletrônicos depois, nunca vai entender o feito para iniciar uma partida desses jogos nos video games como Super Nintendo e Mega Drive. Era um verdadeiro ritual, que envolvia passos de extrema importância, como assoprar o chip e torcer para que o console reconhecesse o jogo da forma correta.
Durante muito tempo, os cartuchos foram a única forma de armazenamento para jogos de consoles, e o último grande representante dessa tecnologia foi o Nintendo 64, lançado em 1996. Os cartuchos consistiam, basicamente, de um circuito integrado, revestido de uma proteção plástica, contendo o software dos jogos. Eles, então, eram acionados a partir do encaixe do video game ao circuito através do conector. Como dito anteriormente, a tarefa envolvia todo um ritual e nem sempre era tranquila, mas ficou na memória de quem jogava.
Windows 95
Windows 95 foi o responsável por transformar a Microsoft na principal empresa da área (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 95 foi o responsável por transformar a Microsoft na principal empresa da área (Foto: Divulgação/Microsoft)
Em tempos de Windows 10, quem ainda se lembra do Windows 95? O sistema operacional que revolucionou o mercado foi lançado pela Microsoft em 1995 e foi o responsável por transformar a empresa na mais popular da área. O Windows 95 fez tanto sucesso que até o suporte a ele foi encerrado apenas em 2002, depois que várias evoluções do sistema operacional já haviam sido lançadas.
O Microsoft Windows 95 foi um sistema operacional de 16/32 bits e instalado por padrão com o MS-DOS 7.0. Ele efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT) e seus ficheiros puderam, então, ter 256 caracteres, um número absurdamente maior que os oito caracteres das versões anteriores. Um dos maiores problemas era a instabilidade ao rodar aplicativos que tinham sido escritos para o seu antecessor, o Windows 3.x.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.
Palmtop
O Palmtop foi o primeiro assistente pessoal digital, também conhecido como Palm ou PalmPilot, e ficou popular pelo preço relativamente barato para a época. A Palm Computing lançou os primeiros modelos em 1996, o Pilot 1000 e o Pilot 5000, que usavam processador de 16 MHz,da Motorola. Tinham, ainda, um painel monocromático de LCD e 128 e 512 Kb de memória, respectivamente.
O aparelho surgiu nos anos 1990 com o intuito de criar dispositivos pequenos e leves o suficiente para levar no bolso e que consumissem pouca energia. Os palmtops não tinham teclado e seu texto era digitado sobre um teclado gráfico em parte da tela ou escrito à mão em um espaço reservado.
Mega Drive
Mega Drive, também conhecido como Sega Genesis, fez sucesso nos anos 1990 (Foto: Divulgação)Mega Drive, também conhecido como Sega Genesis, fez sucesso nos anos 1990 (Foto: Divulgação/Sega)
O Mega Drive, conhecido também como Sega Genesis, é um console de videogame de 16 bits, da Sega, que depois passou a concorrer com o Super Nintendo. O dispositivo foi lançado no Brasil no ano de 1990 e se tornou um grande sucesso, perdendo espaço após o surgimento e popularização dos videogames de 32 bits, anos depois, como os modelos de Playstations, da Sony.
Diversos jogos para a plataforma fizeram sucesso e se tornaram clássicos, como, por exemplo, a sérieSonic the Hedgehog, sobre as aventuras de Sonic para salvas animais do seu planeta. Diversas versões do Mega Drive surgiram depois, mas ele nunca reconquistou a popularidade dos anos 1990.
Super Nintendo
O Super Nintendo, lançado em 1990, foi um grande sucesso no início dos anos 90 (Foto: Divulgação/Nintendo)O Super Nintendo foi um grande sucesso no início dos anos 90 (Foto: Divulgação/Nintendo)
Até o final da década de 1980, a Nintendo ainda estava com seu videogame de 8 bit, que ficou conhecido como “Nintendinho”. Para não ficar atrás da SEGA, que tinha lançado o Mega Drive, de 16 bit, a Nintendo também lançou seu console de 16 bit, em 1990, no Japão. Chegando ao Brasil em 1993, o Super Nintendo Entertainment System (SNES), que ficou mais conhecido apenas como Super Nintendo, é motivo de nostalgia para muitas pessoas. 
O formato básico contava com oito botões, sendo quatro em cruz, dois na parte superior e dois na parte inferior. Ele foi o primeiro console a trazer botões nas bordas (L e R), copiados por todos os modelos seguintes. Além disso, as capacidades gráfica e sonora superiores davam maior jogabilidade ao console. Com diversos ótimos jogos, não demorou para o Super Nintendo virar um sucesso e se tornar o 16 bit mais vendido. Dentre os jogos, vários se tornaram clássicos, como o Super Mario WorldMario Kart eDonkey Kong.
Mouse com esfera
Muito antes dos sensores ópticos existirem e serem popularizados, o padrão da indústria eram os mouses com esfera, popularmente chamadas de “bolinhas”. Tentar usar o mouse em qualquer computador sem a ajuda de um mousepad era uma missão quase impossível, já que era um desafio fazer com que o dispositivo deslizasse de um lado para outro na maioria das superfícies.
Além da falta de praticidade, o uso do mouse com esfera também fazia com que o aparelho tivesse um prazo de validade relativamente curto, por causa da sujeira que se acumulava ao redor da “bolinha”. Quem lembra de ter que abrir o mouse para limpar as partes internas carregadas de poeira?

Tamagotchi
Tamagotchi (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Tamagotchi: animal de estimação virtual virou febre nos anos 90 (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)
Se você não era adulto o suficiente para usar um Palmtop, certamente se lembra muito bem do Tamagotchi. Lançado em 1996 pela Bandai, no Japão, o "bichinho eletrônico" virou febre entre as crianças brasileiras no final da década de 1990. O brinquedo consistia em criar e cuidar de um bichinho de estimação virtual. As tarefas eram as mesmas de quem cuida de um animal de estimação de verdade: dar carinho, alimentar, dar banho. A segunda geração do brinquedo vinha com um sensor infravermelho, permitindo que os Tamagotchis se comunicassem e até tivessem filhos.
Na época, muitos pais falavam que era bom para as crianças adquirirem senso de responsabilidade. Até porque, caso não cuidassem do seu bichinho da forma correta, ele morria, e não como em um jogo que é só reiniciar, no caso do Tamagotchi, para de funcionar de uma vez por todas, como se o animal tivesse realmente morrido. Hoje em dia, existe um aplicativo para smartphone do brinquedo.
Celular “Tijolão”
Motorola PT-550 foi o primeiro celular comercializado no Brasil (Foto: Divulgação)Motorola PT-550 foi o primeiro celular comercializado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)
Esse item não fala de um modelo exclusivamente, mas de uma categoria: os celulares “tijolões” dos anos 1990, que ficaram conhecidos dessa forma por serem grandes e pesados, ainda mais se comparado aos modelos atuais. Existiam diversos modelos de diferentes fabricantes que se encaixavam na categoria, como os da Nokia e Motorola, por exemplo.
Para ilustrar este item da lista, escolhemos o aparelho Motorola PT-550, o primeiro celular vendido no Brasil, no início da década de 1990, e um belo exemplo de um celular “tijolão”. Além da mobilidade, o que o diferenciava de um telefone comum era a agenda integrada e a capacidade de identificar ligações. Nos dias de hoje, com a tecnologia tão avançada, é até difícil lembrar como era nessa época.
Game Boy
Primeira versão do Game Boy tinha tela em fundo verde e jogos em preto e branco (Foto: Reprodução)Primeira versão do Game Boy tinha tela em fundo verde e jogos em preto e branco (Foto: Divulgação/Nintendo)
Game Boy foi um console portátil desenvolvido pela Nintendo e lançado no Japão em 1989, chegando ao Brasil no início da década de 1990, e fez muito sucesso. A primeira versão do dispositivo tinha tela de cristal líquido em fundo verde e jogos em preto e branco, como o Tetris. Depois, vieram diversas versões.
O Game Boy teve evoluções como display colorido, no chamado Game Boy Color, tamanho menor e duração maior da bateria. Existiam diversas cores, até mesmo o modelo com o corpo transparente, que chamava a atenção. No total, foram criadas seis diferentes versões do console portátil.

Porque se coloca o perfume no pescoço e nos pulsos?

O álcool evapora-se à temperatura ambiente, espalhando as fragrâncias à sua volta; estas devem ser colocadas em locais como o pulso e o pescoço porque os vasos sanguíneos nestas zonas estão mais perto da pele, libertam mais calor e atuam assim como mini-vaporizadores.
 
Embora muita gente não saiba a razão porque o faz, o facto é que praticamente todos fazem os mesmo. 
 
E se pretendem o máximo efeito para o seu perfume, colocá-los no pulso e no pescoço é uma opção correta.

Grupo dos sem religião tende a superar o de religiosos nos EUA

Do site: http://www.paulopes.com.br/

Acelera-se o crescimento dos
sem religião, que chegam a 21%
Uma nova pesquisa confirma nos Estados Unidos a ascensão do número das pessoas sem religião e que esse grupo tende a superar nos próximos anos o maior grupo de religiosos do país. Assim, os nones, como são chamados, se tivessem uma crença, vão ser o maior grupo "religioso" do país.

A versão de 2014 do Levantamento Geral Social (GSS, na sigla em inglês), financiado pela Fundação Nacional de Ciência, apurou que, diante da pergunta “qual é a sua preferência religiosa?”, quase um em cada quatro americanos respondeu “nenhuma”.

Os sem religião já correspondem a 21% da população adulta. Trata-se do percentual mais elevado da história dos Estados Unidos. 

Até a década de 1990, esse grupo não ultrapassava a 1%. Cada ponto percentual representa 2,5 milhões de adultos.

Em 2014, praticamente houve tantos americanos que se colocaram como não religiosos quanto àqueles que se declararam católicos (24%).

O número de americanos que não participam de cultos, exceto casamentos e outras cerimônias, é também expressivo, de 34%, ou seja, um terço da população de adultos. 

Essas e outras pesquisas indicam que os Estados Unidos estão saindo da lista dos países mais religiosos do mundo.



Leia mais em http://www.paulopes.com.br/#ixzz3UggAFuek
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem. 

BANDEIRA DE TUNTUM-MA

Bandeira de Tuntum-MA


Cidade de Tuntum-MA, Tuntum é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2007 era de 42.451 habitantes. Em 2015 população ultrapassa um pouco mais de 50 mil habitantes.
História
O município foi criado pela Lei Nº 1362, de 12 de setembro de 1955, desmembrado de Presidente Dutra, pouco se conhecendo de sua história. Segundo a Enciclopédia Brasileira de Municípios – volume XV, o topônimo Tuntum é onomatopéico, representando o barulho provocado pela queda d’água de um riacho existente na sede. Outros, entretanto, preferem que ele corresponda a estampidos provocados por tiros de revólver, sob o argumento de que, em sua origem, o município foi palco de freqüentes conflitos armados. Há, ainda, uma versão de que a origem do nome deve-se a uma dança de uma tribo indígena que habitava o local, que, ao bater com seus cajados no chão, faziam o som que deu nome à cidade. Seu primeiro prefeito foi Isaac da Silva Ribeiro. Há indícios que a doação do terreno para a construção da belíssima Igreja Matriz de São Raimundo Nonato seja feita por Paulo Andrade (antigo morador), a igreja foi construída pelos missionários capuchinhos da Lombardia na região Norte da Itália. O turismo tuntuense se destaca pela visita ao balneário da Tiúba, à igreja Matriz, à nova Praça de São Francisco de Assís (em frente à igreja) e o balneário Aldeia com sua comida regional. O Carnaval a cada ano cresce muito e novas pessoas vem demonstrando interesse em passar o Carnaval nesta belíssima cidade do sertão maranhense.
Política
Apesar da política ser forte em todos os pequenos municípios do Estado, Tuntum ganha contornos próprios em relação ao assunto. Marcada pelo bipartidarismo, a cidade não é regida por partidos políticos tradicionais. Lá, os partidos são "Cobras" e "Labigós", tendo a predominância labigó.
Religião: História do Padroeiro
São Raimundo Nonato - 31 do maio
São Raimundo Nonato nasceu em Portel, Espanha. Quando São Pedro Nolasco, a 10 de agosto de 1218, dava início à Ordem das Mercês para a redenção dos escravos, com rito solene na Catedral de Barcelona, da qual era cônego o amigo e conselheiro Raimundo de Penafort, entre os fiéis estava também o moço de dezoito anos, Raimundo, chamado Nonato porque foi extraído do corpo da mãe morta no parto. Filho de família pobre, quando menino foi pastor de rebanhos. Vestiu o hábito dos mercedários aos vinte e quatro anos de idade, seguindo o exemplo do fundador, se dedicou à libertação dos escravos da Espanha ocupada pelos mouros e à pregação no meio deles. No ano de 1226 chegou até a Argélia e entregou-se como escravo, a fim de consolar e animar pela fé os prisioneiros e trabalhar pela sua libertação Este gesto parece natural a que chega a caridade heróica de um santo que vive o Evangelho integralmente.
São Raimundo ficou vários meses como refém e submetido a reiteradas e cruéis malvadezas, continuou pregando o Evangelho e seus perseguidores chegaram ao ponto de furarem a ferro quente os seus lábios e os trancaram com um cadeado, para impedir que ele continuasse denunciando as injustiças e proclamando o Evangelho. Foi finalmente resgatado e muito debilitado retornou à Espanha. O Papa Gregório IX quis render-lhe uma homenagem pública por tão grandes virtudes conferindo-lhe em 1239, apenas libertado, a dignidade cardinalícia, convocando-o como conselheiro. Pôs-se em viagem, para atender ao convite do Papa, mas pouco depois uma febre violentíssima o atingiu e morreu em 31 de agosto de 1240 em Cardona, perto de Barcelona. Foi sepultado na Igreja de São Nicolau, que a popular devoção do santo, inserido do Martirológio Romano em 1657 pelo Papa Alexandre VII. Pela sua difícil vinda à luz do mundo, São Raimundo Nonato é invocado como o patrono e protetor das parturientes, das parteiras e dos vaqueiros.
São Raimundo Nonato socorrei a todas as parturientes, o povo de Tuntum e os Recém-nascidos pela graça e amor de Deus.
Os Frades Capuchinhos em Tuntum e no Maranhão
A pedido do Segundo Império do Brasil, já no apagar das luzes e no surgir da primeira República foi solicitado junto a Santa Sé o envio de missionários capuchinhos para a catequese dos índios na Amazônia. Á solicitação da Congregação dos Negócios extraordinários, o Pe Geral e então, Frei Bernardo de Andermantt, pediu à Província de São Carlos na Lombardia atendesse os desejos da Sé Apostólica.
Em 1982 os primeiros missionários apostólicos lombardos chegaram a Recife, Sede da Prefeitura Apostólica. Também neste mesmo ano é erigida a Diocese de Manaus, desmembrando-a da Diocese de Belém, com a qual os frades tinham encaminhado os primeiros contatos. Nesse tempo também surge um desentendimento entre o Prefeito Apostólico de Pernambuco, Fr. Gaetano de Messina e os missionários lombardos no modo de pensar e de programar sua presença e atividade.
O Prefeito Apostólico, com efeito, pensa mais num trabalho de fortalecimento e de apoio à Prefeitura nas suas atividades tradicionais no meio do povo cristão... Os missionários lombardos pensam, pelo contrário, na Prefeitura como ponto de apoio para a futura missão entre os povos indíginas da região amazônica.
Com o demorar desta imparcialidade, Frei Carlos toma a iniciativa e, em conclusão de ajustes por carta com o Bispo de São Luis do Maranhão, Dom Antônio Alvarenga, empreende a viagem. Assim os frades capuchinhos chefiado por Frei Carlos de São Martino Olearo, chegaram ao Maranhão no dia 16 de agosto de 1893. O Bispo recebe Frei Carlos com fraternas atenções e oferece-lhe apoio e incentivo, confiando-lhe várias tarefas. Não tenda ainda nada definido Frei Carlos inicia a esboçar um plano de catequese indígena, cuja idéia central é assumir a assistência pastoral de modo que sirva como ponto de apoio para o trabalho junto aos índios. Assim em 12 de maio de 1894 o Ministro Geral reconhecia canonicamente a sua presença erigindo a nova missão, que era conhecida como: “Missão Capuchinha do Norte do Brasil”, da qual Frei Carlos é nomeado primeiro Superior Regular.
Segundo os planos de Frei Carlos, a cidade de São Luis deveria ser o centro de irradiação de toda a atividade da Missão. O local escolhido é o antigo venerado – abandonado – Convento do Carmo, que após as restaurações torna-se a “Caput et Mater” da nova Missão do Maranhão e que continua até hoje.
A missão em poucos anos se entendeu, além do Maranhão, aos estados do Pará, do Ceará, do Amazonas e do Piauí. O trabalho apostólico dos primeiros capuchinhos se orientou logo no início para dois objetivos: A catequese dos índios e a colaboração ao clero diocesano, disperso em vastas paróquias.
A Catequese dos Índios
Os primeiros catequistas dos índios nesta terra foram os capuchinhos franceses, que no ano de 1612 vieram aqui trazidos pela expedição militar, chefiada por Daniel de La Touche. Esta experiência missionária conclui-se no ano de 1615 com a expulsão dos franceses pelos portugueses.
Frei Carlos, superior da missão no ano de 1895 assume a Paróquia de Barra do Corda, com o intuito de evangelizar os índios Guajajaras e Canelas. No ano seguinte, 1896, animado e impelido por um grande impulso missionário de Alto Alegre, no interior da Paróquia de Barra do Corda, e, dois anos depois abre outra residência missionária no estado do Pará, a Colônia do Prata. Estas casas estão destinadas unicamente para a evangelização dos índios. Em ambas as casas são inaugurados Educandários, em regime interno, para poder oferecer uma mais aprimorada formação civil e religiosa aos filhos dos índios.
Tudo procedia bem com imenso entusiasmo e alegria de toda a Missão. No dia 13 de janeiro de 1901 em Alto Alegre – MA, acontece o dramático massacre. Os índios Guajajaras invadem a residência missionária e matam friamente os frades, as religiosas capuchinhas e todas as pessoas da colônia. A Missão agora assume por conseqüência como meta prioritária o segundo objetivo, orientando-se mais para uma maior colaboração com o clero diocesano.
A Colaboração com o Clero Diocesano
Convidados pelos bispos da época os frades se especializaram na pregação de missões populares, nas visitas religiosas, conhecidas como desobrigas, nos imensos sertões do Maranhão e do Piauí e uns chegaram a desobrigar até o Alto Solimões, região da Amazônia, que confina com o Peru e a Colômbia. Com este trabalho despertou a fé arrefecida do povo sertanejo, impulsionou a pregação da Palavra de Deus a um povo sedento e sequioso, disposto a enfrentar qualquer sacrifício para acompanhar a “Santa Missão” e a ficar semanas para conseguir sua confissão, batizar seus filhos.
O trabalho das desobrigas e das missões populares absorve completamente a atividade dos frades. Não são poucos os missionários que, no fim de seus trabalhos anuais tenham percorrido 3.500 e até 4.000 km a cavalo. Muitos missionários se tornaram verdadeiros apóstolos e conquistaram o coração do povo brasileiro, porque se sacrificaram totalmente pela elevação moral e social do nosso povo. A Cidade de Tuntum recebeu durante muitos anos esses ardentes missionários que largaram tudo para servir a Cristo nos pobres irmãos e irmãs. Tuntum é hoje uma terra de muita fé graças aos fransciscanos que dovam e doam à vida pelo o povo cristão.
Importantes fundações desse período são:
No Maranhão
São Luís, Barra do Corda, Alto Alegre, Tuntum;
No Pará –
Belém, Santo Antônio do Prata, Ourém;
No Ceará –
Fortaleza e Canindé.
Um Cidadão Ilustre de Tuntum: Frei Dionízio Guerra
1997 – Bérgamo-Itália Fr. Dionísio Guerra de Prímolo (Sôndrio) – Vittório Guerra. Chegou ao Brasil em 1954. Foi desobrigante em Presidente Dutra de 1955 a 1960 e depois pároco de 1960 a 1965. Com a colaboração de Fr. Liberato Giudici construiu o grandioso colégio para a educação da juventude do lugar. Transferido em 1965 para Tuntum, passou nesta paróquia a maior parte de sua jornada missionária levantando as estruturas que ainda subsistem: casa das Irmãs, obras sociais, escolas de artes e serviços, oficina mecânica, o centro paroquial de pastoral, o estádio esportivo. Embelezou a praça da igreja com o monumento de São Francisco, cópia do monumento nacional da Itália que se encontra em Milão. Construiu também várias capelas acompanhando o assentamento e o crescimento demográfico da imensa paróquia. Sua bondade e seu jeito paterno lhe conquistaram a estima de grandes e pequenos. A Câmara Municipal lhe conferiu a cidadania e a cidade lhe dedicou um hospital. Transferido para Pedreiras em qualidade de Superior e Pároco, proporcionou aos dirigentes de comunidades e aos catequistas cursos apropriados. Em 1983 ficou encarregado da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Cohab em São Luís e se empenhou a revigorar a família através de encontros (ECC), da pastoral sacramental e da vivência fraterna. Além de assistir as várias associações paroquiais, foi Assistente arquidiocesano da Legião de Maria. A última temporada de sua longa jornada missionária a viveu como guardião do convento do Carmo, onde incentivou a devoção a Nossa Senhora e aderiu ao Movimento Sacerdotal Mariano. Teve o reconhecimento do Estado do Maranhão que em 1990 lhe conferiu as honorificências da Ordem dos Timbiras com o grau de oficial. Há tempo, porém, vinha trazendo em seu corpo a doença que levaria ao túmulo. Aceitou o sacrifício de desprender-se de uma multidão de amigos e repatriou para passar os últimos anos na enfermaria de Bérgamo na esperança de ficar curado. Mas entre dores lacerantes entregou sua alma a Deus na solenidade de Nossa Senhora Imaculada, indo receber seu galardão no céu. Faleceu aos 71 anos de idade. E hoje encontrasse ao lado de quem mais serviu e o amou: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Igrejas Evangélicas
Tuntum também cresceu muito no segmento do movimento evangélico, dentre as igrejas maiores do município segue respectivamente a ordem da maior ao menor: Assembléia de Deus (com congregações em quase todos os povoados), Igreja Cristã Evangélica (AICEB), Igreja Batista (Centenário),Igreja de Cristo (Min. Nova Terra), Igreja Adventista Renovada, dentre outras que vêem surgindo e atualizando o contexto religioso no município. As denominações segue em crescimento e seus eventos já fazem parte da tradição da cidade, os eventos em destaques anuais são: "Quem Ama Espera" da Ig. Cristã Evangélica, "Confraternização de Jovens - UMADET" da Assembléia de Deus, Canta Tuntum (Evento Interdenominacional), Desfile / Cruzadas Dia da Bíblia (Interdenominacional).
No começo da segunda década do século passado começaram a chegar as primeiras famílias a região a onde hoje é a cidade de Tuntum, que eram as famílias Naziozeno, Carneiro, Benvindo e Santos.
Os primeiros membros da família Andrade chegaram a Tuntum em 1915. Vieram para região para fazer plantio de arroz.
Em 1920, aparece a primeira professora, que ensinava a escrever, ler e fazer contas. Por volta de 1928 foi criada a primeira escola pelo professor Mauro Moreira. Nesta mesma época surgiu a primeira casa coberta de telha.
Na década de 30 Estevão Correia abre o primeiro comércio varejista e Frederico Coelho uma indústria de algodão e as primeiras festas sociais são organizadas por Pedro Vieira.
Paulo Andrade, inaugurou a primeira loja de tecidos, Geraldo Uruçu, um comércio de compra e venda de cereais, Alípio Coelho, a primeira farmácia, o primeiro carro que entrou em Tuntum foi um caminhão Chevrolet de Frederico Coelho, tudo isso em 1948.
No inicio da década de 50 houve muita migração de nordestinos. Onde em 1955 o povoado já contava com cerca de 3 mil habitantes.
Em 12 de Setembro de 1955 o Governador do Maranhão na época Eugênio Barros, através da Lei 1362, criava o município de Tuntum, desmembrado do município de Presidente Dutra. A sede do município passa a ser o povoado de Tuntum o qual foi elevado a categoria de cidade. O projeto de Lei foi de autoria do Deputado Eurico Ribeiro.
No dia 27 de Dezembro do mesmo ano é feita a instalação do novo município e da nova cidade. Foi em público na Rua São Raimundo pelo juiz Dr Herscher Antônio Araújo Carvalho e pelo promotor Dr Martins Neto sendo imediatamente empossado o primeiro prefeito Sr Isaac da Silva Ribeiro, que ficou no cargo até 31 de Janeiro de 1959.
Veja todos os prefeitos de Tuntum e o período numa lista abaixo
Prefeito Isaac da Silva Ribeiro 27/12/55 a 31/01/59(Interino)
Prefeito Astolfo Seabra de Carvalho 31/01/59 a 07/09/59(interino)
Os eleitos foram:
Prefeito Ariston Arruda Léda 07/09/59 a 31/01/64
Prefeito Luiz Gonzaga da Cunha 31/01/64 a 31/01/69
Prefeito José Uruçu da Silva 31/01/69 a 31/01/73
Prefeito Rita Mª Saraiva Coelho 31/01/73 a 31/01/77
Prefeito Luis Coelho Batista 31/01/77 a 15/03/83
Prefeito Hélio Araújo 15/03/83 a 01/01/89
Prefeito Bento Teixeira 01/01/89 a 01/01/93
Prefeito Cleomar Tema C. Cunha 01/01/93 a 01/01/97
Prefeito Antônio Pires Léda 01/01/97 a 01/01/2001
Prefeito Cleomar Tema C. Cunha 01/01/2001 a 01/01/2005
Prefeito Cleomar Tema C. Cunha 01/01/2005 a 01/01/2009
Prefeito é Francisco das Chagas Milhomem da Cunha, 01/01/2009 a 01/01/2013.

O atual prefeito é Cleomar Tema C. Cunha, tomou posse em 02 de Janeiro de 2013 e seu mandato vai até 31 de dezembro de 2017.
O único prefeito a exercer o cargo por mais de uma vez foi o Cleomar Tema C. Cunha, sendo também o primeiro reeleito da historia de Tuntum. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Google confirma operadora própria de celular

Do site: http://new.d24am.com/noticias/tecnologia/google-confirma-operadora-propria-celular/129832



A empresa estaria negociando a compra de redes de voz e dados das operadoras norte-americanas T-Mobile e Sprint. Foto: Reprodução
Confirmando um rumor divulgado em janeiro, o Google declarou que formará sua própria operadora de telefonia celular. A informação foi dada pelo vice-presidente e chefe de Android, Sundar Pichai, durante a Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.
Durante evento do Google na feira, Pichai foi entrevistado no palco pelo jornalista Brad Stone (autor de A Loja de Tudo, sobre a história de Jeff Bezos e a Amazon). Quando perguntado sobre os planos do Google sobre lançar sua própria MVNO (operadora móvel com rede virtual, que comercializa o serviço, mas aluga a infraestrutura de outra operadora), o executivo respondeu que a empreitada está a caminho.
Pichai falou pouco sobre o projeto mas deu a entender que ele deve seguir a filosofia do Nexus, a linha de smartphones do Google que não se preocupa em ser líder de mercado, mas apontar tendências futuras. “É pequeno comparado ao resto da indústria, mas é de ponta”. E prosseguiu: “Estamos no estágio onde precisamos pensar em hardware, software e conectividade juntos. Em especial, com coisas como relógios”.
De acordo com Pichai, a operadora MVNO será um negócio de escala reduzida em comparação com o resto do setor e que “trabalhará com parceiros existentes”. Sobre perspectiva de data de lançamento, Pichai disse apenas que “algumas de nossas ideias se realizarão nos próximos meses”.
Perguntado se as operadoras norte-americanas Verizon e AT&T “não vão ter um problema com isso?”, Pichai afirmou que “falamos com eles , estaremos trabalhando com parceiros para fazer o que estamos fazendo. Operadores nos EUA são o que move a maior parte dos nossos telefones Android e esse é o modelo que realmente funciona para nós”.
Sobre as possíveis inovações que a operadora do Google poderia apresentar, o executivo deu apenas um exemplo: a reconexão automática de ligações que caem.
Pagamentos
Em seguida, Pichai falou sobre o Android Pay, plataforma para pagamentos feitos com celulares do sistema operacional da empresa. Segundo ele, a tecnologia chega sob a forma de uma API (interface de programação de aplicativos) aberta a qualquer desenvolvedor. “Pagamentos móveis crescerão muito este ano. Faz sentido, seu telefone está sempre com você”, pontuou.
A nova plataformaserá compatível com o Google Wallet, carteira virtual lançada pela empresa no mercado norte-americano em 2011 e que serve para armazenar dados de cartões de crédito e débito. O Android Pay se utilizará de tecnologia NFC para que pagamentos possam ser feitos apenas aproximando o smartphone de um terminal de pagamento.
Questionado se o novo sistema de pagamentos entaria em conflito com o anunciado no fim de semana pela Samsung (que usa sistema Android em seus smartphones), Pichai disse que “eles não competem necessariamente”.

SanDisk anuncia microSD de 200 GB para smartphones e pendrive com USB reversível.

Do site: http://boainformacao.com.br/2015/03/sandisk-anuncia-microsd-de-200-gb-para-smartphones-e-pendrive-com-usb-reversivel/

SanDisk
Seus problemas na hora de encaixar um cabo USB do lado errado no seu computador estão com os dias contados. Isso porque, desde o segundo semestre dos ano passado, as empresas começaram a sinalizar o lançamento de produtos com o novo padrão da tecnologia, batizada e Type-C. E um desses resultados vem agora pelas mãos da SanDisk, que anunciou nesta segunda-feira (2) o primeiro pendrive a adotar o novo formato.
De acordo com o site 9to5Google, o novo conector é uma forma da companhia se preparar para os próximos dispositivos que chegarão ao mercado ainda este ano. Isto envolve tanto os aparelhos com sistema operacional Android quanto a nova geração de MacBooks da Apple, que deve vir equipada com o novo padrão USB. O acessório será vendido até o final do primeiro semestre deste ano e terá 32 GB de capacidade interna. Haverá ainda uma conexão USB convencional no mesmo gadget para quem ainda não tiver um equipamento com suporte ao novo formato.
Outro ponto destacado pela SanDisk é a espessura do produto. Pelo fato de ser bastante fino, o dispositivo pode ser usado facilmente em desktops e aparelhos portáteis. Além disso, o objeto vem acompanhado de um aplicativo para Android para facilitar a utilização nos aparelhos equipados com a plataforma. Uma versão do app para Macs e MacBooks deve ser lançada em breve.
SanDisk
O Type-C terá tamanho semelhante aos micro USBs, um formato desenvolvido para laptops, tablets, celulares inteligentes e dispositivos com entradas menores que as atuais. Ele virá com o USB 3.1 e se encaixará na entrada de computadores e tablets independente do lado que o usuário posicioná-lo. O novo USB também poderá ser usado para transmitir áudio e vídeo, e a taxa de transferênca de arquivos poderá atingir velocidades de até 10 Gbps, o dobro do 3.0.
Segundo a entidade que desenvolveu a nova conexão, o novo formato não será compatível com as portas USB que são usadas atualmente nos aparelhos disponíveis para venda.
SanDisk
Além do pendrive com USB Type-C, a SanDisk anunciou o Ultra microSDXC UHS-I card Premium Edition, um novo cartão microSD destinado para tablets e smartphones. O pequeno cartão impressiona por sua capacidade: 200 GB, mais do que o espaço oferecido por muitos notebooks à venda no mercado e quase o dobro do cartão de 128 GB revelado pela empresa no ano passado.
De acordo com o Engadget, o novo microSD pode alcançar velocidade de transferências de 90 Mbps, ou seja, cerca de 1.200 fotos por minuto. Para efeito de comparação, são necessários 35 minutos para preencher todo o cartão com base nessa taxa de transferência. O acessório tem como foco principal todos os dispositivos, mas em especial os portáteis. Segundo a SanDisk, de cada 10 imagens, 7 são registradas por aparelhos móveis – tendência esta que irá crescer ainda mais nos próximos anos.
O cartão chegará às lojas até o final deste semestre e tem preço sugerido de US$ 400.