Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Zerando senhas do Windows com o Hiren's Boot CD



Provavelmente você já deve ter visto essa cena: usuário que esqueceu a senha do computador e não consegue mais logar. Pode ter acontecido com você, pode ter acontecido com seus amigos, colegas e conhecidos, mas convenhamos, não é nada incomum. Pelo contrário, por diversas vezes já vi esse tipo de situação acontecer. Se o computador não tem nenhum outro usuário cadastrado com direitos administrativos, no qual você possa logar e alterar a senha do usuário "esquecido", então o problema torna-se ainda maior. 
Para esses casos, recomendo o "Offline Password Changer" presente no Hiren's Boot CD (download de 592.5 MB aqui). O Hiren's Boot CD é uma suíte de recuperação, com diversas ferramentas para ajudar os usuários em diagnósticos e recuperação de problemas diversos. No momento em que escrevo esse mini-tutorial, ele está na sua verão 15.2 e contém ferramentas de antivírus, ferramentas para backup (incluindo diversas ferramentas para trabalhar com imagens de disco), ferramentas para BIOS e MBR, navegadores e gerenciadores de arquivos (incluindo o Tor),  ferramentas para fazer limpeza no S.O. (como o Ccleaner), ferramentas para encontrar drives de dispositivos, editores de texto, ferramentas para sistemas de arquivos, ferramentas para diagnóstico e recuperação de discos rígidos, ferramentas para rede (como Angry IP Scanner, TCPView e PUTTY), ferramentas para desfragmentação, ferramentas para gerenciar partições, ferramentas para recuperar senhas, entre muitas outras funcionalidades que podem ser vistas aqui. Confesso que não utilizei nem 5% da quantidade de ferramentas que esse CD oferece porque são simplesmente muitas opções \o/
Como já é de praxe não faremos nada em ambiente real, vou utilizar uma máquina virtual com o Windows XP SP3 no Oracle Virtual Box para mostrar o processo de zerar a senha de um usuário. 
Neste cenário, vamos supor que, um usuário chamado "aula", esqueceu sua senha de entrada no computador e precisamos zerá-la para que ele possa trabalhar. Com a máquina já instalada no OVB, vou entrar nas suas opções e na seção "Armazenamento", vou definir a .iso do Hiren's Boot CD 15.2 no drive de CD/DVD, conforme mostra a imagem abaixo:



Quando a máquina é ligada, veremos a tela inicial do Hiren's Boot CD 15.2, onde escolhemos a opção "Dos Programs".



No menu seguinte, escolhemos a opção "Password & Registry Tools...". Para essa escolha, digite a opção "3" e pressione [ENTER].



E finalmente escolhemos o programa desejado: "Offline NT/2000/XP/Vista/7 Password Changer". Para essa escolha, digite a opção "1" e pressione [ENTER].

Na sequencia o programa será carregado e exibirá uma lista das partições disponíveis, perguntando em qual partição está a instalação de Windows que queremos trabalhar. Alguns sistemas possuem diversas partições e aqui é importante escolher a partição correta. Computadores com Windows 7 por exemplo, sempre mostrarão mais do que uma partição e nesse caso, geralmente a partição maior possui o Windows instalado. Digite o número referente a sua partição e pressione [ENTER]. No exemplo abaixo, como nossa máquina virtual possui apenas uma única partição de Windows XP, entrei com o valor [1].


Agora o programa necessita saber o caminho do diretório onde está armazenado o registro do Windows. A não ser que você tenha feito uma segunda instalação de Windows sem uma formatação anterior (o famoso "instalar por cima"), é muito provável que o caminho especificado pelo programa seja o caminho padrão. Portanto apenas pressione [ENTER] nessa tela. Só preencha esse valor manualmente se você tiver certeza de que o diretório é diferente.



Agora o programa pergunta qual parte do registro deve ser carregada para trabalhar. Escolha a opção "1 - Password Reset [sam system security]". Haveria ainda uma opção 2, onde poderíamos editar alguns parâmetros numa console de recuperação, mas como queremos zerar uma senha, precisamos escolher o SAM (Security Accounts Manager) que é quem armazena as senhas dos usuários. 


Na próxima tela, escolha a opção "1 - Edit User Data and Passwords", justamente para editar dados e senhas dos usuários.


Será então exibida uma lista com os usuários do sistema, informando também quais deles estão bloqueados ou desabilitados (dis/lock). Digite no prompt abaixo, o nome do usuário que terá sua senha zerada. Neste exemplo, digitei o usuário "aula" (note que esse usuário possui privilégios administrativos no sistema, ou seja, podemos alterar informações de um usuário Admin).


Serão exibidas diversas informações sobre o usuário, como o seu nome completo (se é que foi cadastrado), grupos os quais ele faz parte, informações sobre a conta e etc. Selecione a opção "1 - Clear blank user password".



Veja que será exibida a mensagem "Password cleared!". Logo abaixo, o programa pergunta se você deseja listar usuários, editar um novo usuário ou sair, usando o caractere "!". Digite então [!] para sair do sistema.


Digite a letra "q", para abandonar o sistema.


Você será questionado se as informações precisam ser salvas. Digite "y" para salvar as alterações feitas.



Se a operação for bem sucedida, você receberá a mensagem "***** EDIT COMPLETE *****" sem que sejam exibidos erros na execução. Se algo der errado, erros serão exibidos acima dessa mensagem. O programa então lhe pergunta se você deseja rodar novamente caso algo tenha saído errado. Nessa tela, se a informação foi alterada sem erros, digite "n", pois não há necessidade de rodar o programa outra vez.


Execução terminada. Conforme a mensagem exibida na tela seguinte, remova o disco do drive de CD/DVD e reinicie o sistema (no nosso caso por tratar-se de unidade de CD/DVD virtual, primeiro vamos reiniciar e depois remover o drive). 


Pronto, a senha do usuário foi zerada. Agora basta acessar o sistema com o usuário "aula" e deixar a senha em branco para logar. 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Instalando o Windows 7 a partir de um pendrive

Do site: http://www.baboo.com.br/windows/windows-7/como-instalar-o-windows-7-a-partir-de-um-pendrive/

Se por alguma razão você precisar instalar o Windows 7 a partir de um pendrive (um netbook sem drive de DVD, por exemplo), o único requisito necessário é que a BIOS da máquina suporte boot pelo drive USB.
Como instalar o Windows 7 a partir de um pendrive
A instalação do Windows 7 via pendrive é simples e rápida. Siga o passo-a-passo abaixo.
Você não precisa formatar o seu pendrive pois isso será realizado em uma das etapas abaixo, mas é importante que você saiba que todos os dados do seu pendrive serão apagados ao seguir o passo-a-passo abaixo mostrando como instalar o Windows 7 a partir de um pendrive.

Instalando o Windows 7 a partir de um pendrive:

I. Insira o seu pendrive na porta USB
II.  Abra o prompt de comando clicando no botão Iniciar, digite cmd na caixa de busca e tecle ENTER:
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - cmd
III. Digite os comandos abaixo, sempre pressionando após cada um:
1. Diskpart (uma nova janela será aberta, espere até o cursor aparecer):
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - diskpart
2. List Disk
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - List Disk
3. Select Disk 1 (substitua o 1 pelo número referente ao seu pendrive). Você saberá o número correto ao visulizar o tamanho do pendrive na coluna Tamanho: no caso abaixo o Disco 1 tem 3810 MB que equivale a pouco menos de 4000MB (4GB) que é o tamanho correto do pendrive, indicando que devemos usar List Disk 1.
Se o Tamanho 3810 MB tivesse Disco 2 ou Disco 3 à sua esquerda, nós usaríamos List Disk 2 e List Disk 3 respectivamente.
Windows 7 a partir de um pendrive - listdisk 2
4. Clean
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - Clean
5. Create partition primary
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - create partition primary
6. Active
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - active
7. Format fs=fat32 quick
(o uso do FAT32 ao invés do NTFS é recomendado pois as BIOS UEFI dos computadores novos não bootam pendrives formatados em NTFS)
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - formatinstalar o Windows 7 a partir de um pendrive - format final
8. Assign
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - assign
9. Exit

Copiando os arquivos

Agora, coloque o DVD do Windows 7 no drive e copie todo o conteúdo para o pendrive. Para fazer isso:
1. Selecione todo conteúdo do DVD e clique Copiar com o botão direito do mouse:
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - copiar
2. No disco do pendrive, clique com o botão da direita do mouse e Colar:
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - colar
Depois disso, basta colocar seu pendrive na máquina desejada, iniciar o sistema por ele e fazer a instalação do Windows 7.

Se você tem o Windows 7 em um arquivo .ISO

Neste caso você precisará expandir o arquivo .ISO diretamente no pendrive. Para isso eu sugiro você instalar o excelente e gratuito 7-zip (ao invés do WinRAR que todos usam) em http://www.7-zip.org/.
instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - 7zip
Faça o download da versão correta do 7-Zip: 32-bits ou 64-bits dependendo da versão do Windows que você está utilizado (para saber, basta ir no Painel de Controle > Sistema) e instale-o. Se você estiver em dúvida, instale a versão 32-bits.
Para mudar de idioma do 7-zip para português, vá no menu Iniciar > 7-Zip > abra o programa 7-Zip File Manager > clique em Tools > Options > Language e escolha Portuguese (Brasil). Clique em OK:
Instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - 7-zip
Com o 7-Zip instalado, basta você clicar com o botão da direita do mouse no arquivo .ISO e escolher Extrair aqui e os arquivos serão extraídos.
Instalar o Windows 7 a partir de um pendrive - extrair
Agora você deve selecionar todos os arquivos extraídos (não selecione o arquivo .iso original) e copiá-los para o pendrive seguindo os dois passos listados no item Copiando os arquivos acima
Observação: você pode extrair os arquivos diretamente no pendrive com o 7-Zip usando a opção Extrair arquivos.., mas essa tarefa é muito mais lenta do que se você extrair na mesma pasta do arquivo .ISO e copiá-los para o pendrive em seguida.

Remover a senha da inicialização do Windows 8

Do site: http://www.tecwhite.net/2013/07/tutorial-como-remover-senha-do-windows-8_2.html#.VLcWG03cmUk

Para usuários que migraram do Windows 7 ou versões anterior ao Windows 8, algumas diferenças básicas de autenticação ocorreram.

Uma delas é o sistema de login inicial, onde o usuário não encontra visualmente mais a opção de remover a senha, sendo necessário digitar o código secreto em todas as inicializações do Sistema Operacional. Mais há alguns métodos simples e fácil de remover e permitir a inicialização livremente, de seu computador. Preparamos um tutorial com passo a passo, abaixo.


Passo 1 - Pressione a tecla "Logotipo do Windows" e aperte a tecla "R".



Passo 2 - Após iniciar a caixa de dialogo do executar digite o comando "netplwiz" , e click no botão "Ok".


Passo 3 - Inicializado a janela conta de Usuário, desmarque a opção, "Os usuários  devem digitar um nome e uma senha para usar este computador", após click no botão "Aplicar" em seguida no botão "OK".




Após executar os passos, na próxima inicialização seu computador logará sem senha.

Ficou com alguma dúvida em relação ao tutorial? poste seu comentário que responderemos o mais breve possível.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ano de 2015 vai marcar fim do Internet Explorer

Do Site: http://www.bemparana.com.br/noticia/365671/ano-de-2015-vai-marcar-fim-do-internet-explorer

Navegador da Microsoft será descontinuado com a implantação do Windows 10


O ano de 2015 vai marcar o fim do Internet Explorer, o browser de internet da Microsoft. Neste amo, a empresa vai lançar a mais nova versão do sistema operacional do Windows, o Windows 10. E este já virá sem o tradicional navegador. A previsão de lançamento é o segundo semestre deste ano.
No lugar do IE, a Microsoft vai lançar um navegador novo, ainda em fase de testes. Por ora, o nome dele é Spartan. Esse browser será mais leve e terá tecnologias novas para as páginas carregarem mais rápido. Além disso, haverá uma versão para celulares e para videogames.
O Internet Explorer dominou o mercado de browsers por um bom tempo, mas nos últimos anos perdeu espaço. Uma das críticas é que o navegador consome recursos demais dos computadores para rodar. Concorrentes como o Mozilla Firefox e o Google Chrome são mais leves e mais rápidos.
Em 2012, a Microsoft chegou a enviar uma mensagem em que pedia “deem uma chance ao Internet Explorer”, quando lançou a versão 11 do programa. Mas isso não surtiu efeito. O Chrome é hoje o preferido de 23% dos usuários, contra apenas 11% da versão 11 do IE. 

smartphone transparente?

Do site> http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n27875/smartphone-transparente.html

Tela transparente
Celular transparente de Tony Stark em Iron Man 2
Filmes como Minority Report ou Iron Man nos deixaram vislumbrando um futuro com telas transparentes. Agora, elas estão mais perto de se tornarem realidade.
A empresa taiwanesa Polytron Technologies desenvolveu um protótipo de smartphone transparente multi-touch. O segredo está em uma tela OLED que usa moléculas de cristal líquido para exibir as imagens. Quando o celular está desligado, as moléculas formam uma composição branca "nublada", mas assim que o celular é ativado com a corrente elétrica, através de fios transparentes, elas se realinham e formam os textos, ícones e outras imagens.
Mas se a tela é transparente, a bateria, o cartão microSD, a câmera e a placa não são. Elas terão que ser escondidas por um material qualquer, deixando apenas a a tela transparente à vista. Futurista, mas nem tanto.
Tela transparente
Esse celular transparente, na verdade, não está longe de ser vendido comercialmente. O gerente geral da Polytron, Sam Yugarante que ele chegará às fabricantes já no final deste ano. A pergunta agora é...
Você quer um smartphone transparente?
Fora do efeito "Wow" que uma tela transparente causa, é preciso analisar qual sua real utilidade para o consumidor final. Uma tela com reconhecimento de toque dos dois lados pode abrir mais possibilidades para os desenvolvedores, mas também pode ter inúmeras desvantagens.
Ninguém gostaria, por exemplo, que outras pessoas vissem o que você está digitando em uma mensagem do outro lado da tela. Basicamente, você não gostaria que ninguém enxergasse quase nada do que faz em um smartphone, seja jogando, navegando, vendo e-mails ou enviando SMS.
Outro ponto de extrema importância é saber a qualidade da imagem que uma tela transparente pode exibir. O Mobile Geeks fez o primeiro hands-on da tela da Polytron (veja acima), mas tudo o que conseguimos ver são os números "0" e "1", sendo exibidos. Sem cores, sem imagens complexas.
Como uma tela transparente pode exibir bem a cor preta? Será possível? Sabemos que este é apenas um protótipo, e ele só será lançado ao final do ano, mas até vermos funcionando em todo o seu potencial, a dúvida permanece.
Se a qualidade de imagem dessa tela no mínimo não se aproximar das telas atuais, não há "efeito Wow" que convença o consumidor a adotá-la.
Por enquanto, não há nada que pareça convencer de que esse seja o real futuro dos smartphones. Ele realmente parece algo vindo do futuro, mas ainda não se encaixou no nosso presente.