Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Volante do futuro promete ser única peça do carro da qual você será dono

Do site: https://olhardigital.com.br/noticia/volante-do-futuro-promete-ser-unica-peca-do-carro-da-qual-voce-sera-dono/70880






A Jaguar Land Rover, marca britânica de carros de luxo, realiza nesta semana a primeira edição do seu Tech Fest, evento que une tecnologia e mobilidade. A primeira atração do festival, porém, foi revelada antes: um volante inteligente.
A peça se chama Sayer e, segundo a Jaguar, será a única parte de um carro que será de propriedade exclusiva do cliente no futuro. A ideia da empresa é que, dentro de alguns anos, carros autônomos serão compartilhados, de modo que o volante será a única parte que você poderá levar de um veículo para outro.
O Sayer é ativado por comandos de voz e armazena informações pertinentes ao usuário, como destinos e rotas diárias, preferências e outras informações, tudo conectado à internet. Ao trocar de carro autônomo, o usuário apenas levaria seu volante junto e baixaria, através dele, todos os seus dados no veículo novo. Mas as funções do Sayer prometem ir ainda mais longe.
"Por exemplo, se o cliente precisa estar em uma reunião em um lugar situado a cerca de duas horas de viagem de sua casa, ele pode simplesmente pedir um veículo ao Sayer, do conforto de seu sofá, e o volante providenciará um modelo que vai até você de forma autônoma e que te leva ao seu destino", sugere a Jaguar.
Além disso, o Sayer pode ser usado como um volante tradicional, quando o motorista quiser assumir o controle da direção do carro autônomo durante uma viagem. É claro que as mesmas funções do Sayer poderiam ser executadas por um simples smartphone, mas a peça, por enquanto, não passa de um conceito.
Ainda não existem carros autônomos para uso comercial e nem veículos compatíveis com a tecnologia do volante, mas o Sayer ainda serve como uma proposta para o futuro da mobilidade imaginado pela Jaguar. O objetivo da empresa, porém, é transformá-lo em realidade nos próximos anos. O nome da peça é uma referência a Malcolm Sayer, designer da Jaguar entre 1951 e 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário